sábado, 29 de agosto de 2009

Regata de saveiros na Bahia


Foto: Regata João das Botas 2009. Divulgação Blog ABVC
Na semana passada, falamos aqui na coluna sobre a incrível Regata de Canoas de São Fidélis. Hoje é dia de mais um evento de barcos tradicionais, com a disputa da Regata Aratu-Maragogipe, na Baía de Todos os Santos, na Bahia. A competição, que já existe há 40 anos, reúne mais de 200 barcos e tem como grande atrativo a presença dos históricos saveiros, que transportavam cargas e passageiros pela Baía de Todos os Santos. Na época colonial, mais de 2 mil saveiros velejavam na região, restando hoje apenas cerca de 20 embarcações, segundo o presidente da Fundação Viva Saveiro, Pedro Bocca. Vale ressaltar que aqui na região Sudeste, é comum chamar-se de saveiros os barcos que na verdade são escunas. Nesse ano, os organizadores da regata convidaram Torben Grael para prestigiar o evento. Torben estará presente, junto com sua esposa Andrea e os filhos Marco e Martine, a bordo do saveiro Sombra da Lua, um modelo vela de içar, que foi um dos cartões-postais da Bahia, nos anos 1960. Que a iniciativa dos baianos nos inspire a resgatar os barcos tradicionais que ainda existem no Rio de Janeiro. Já perdemos as faluas da Baía de Guanabara, que foram extintas no início do século XX. Estamos unidos ao sonho de Lulu Assumpção, líder comunitária de São Fidélis, no Rio de Janeiro. Ainda há tempo de salvar as últimas pranchas do Rio Paraíba do Sul.
Publicado na Coluna Rumo Náutico, Jornal O Fluminense, 29 de agosto de 2009.

Um comentário:

  1. parabéns pelo blog Axel. Estive presente na Regata João das Botas ontem, e mais uma vez foi muito bonito de se ver...

    para os interessados em ver algumas fotos da regata, recomendo esse link : www.soteropoli.com/joaodasbotas01.htm

    abraço

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.