sábado, 28 de novembro de 2009

Clima melhora em Copenhague


A semana foi de grande apreensão no cenário diplomático e entre os ambientalistas de todo o mundo. A COP 15, a Conferência do Clima que se realizará em Copenhague na próxima semana, estava ameaçada de fracasso devido às declarações da China e dos EUA que se recusavam a assumir compromissos de controle da poluição.
A apenas 10 dias do início da Conferência, uma surpresa: os dirigentes dos dois países voltaram atrás e anunciaram metas voluntárias. Barack Obama anunciou que os EUA reduzirão, até 2020, as suas emissões de gases do efeito estufa (carbono) a níveis 17% menores do que aqueles do ano de 2005. A China apresentou um plano mais complicado: anunciou que, de uma forma proporcional ao crescimento do seu PIB, em 2020 emitirá de 40 a 45% a menos do que em 2005.
Essas contas são realmente difíceis de entender, mas significam que pela primeira vez na história, os dois maiores poluidores, e que nas últimas décadas vinham boicotando os acordos climáticos, mudam de posição e assumem um compromissos perante a comunidade internacional. O problema é que os números apresentados ainda são muito tímidos perante o que havia sido estabelecido anteriormente no fracassado Protocolo de Quioto e, segundo cientistas, as metas ainda são insuficientes para salvar o planeta.
Mas, o avanço é inegável e deve conduzir a uma agenda positiva para a próxima década. Pelo menos, parece que finalmente os políticos estão entrando no clima. No Brasil, o presidente da República virou militante da causa. Até mesmo o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, que já foi chamado do “rei do desmatamento”, anunciou metas de redução de emissões. Outros estados e prefeituras estão fazendo o mesmo. Que assim continue e que estejamos vigilantes para que as promessas de agora se transformem rapidamente em ações. O futuro das próximas gerações depende disso.


Da Coluna Rumo Náutico, por Axel Grael. Jornal O Fluminense, Niterói, 28 de novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.