segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pesca do atum pode extinguir albatroz


Você sabia que a pesca do atum que chega enlatado às prateleiras dos nossos supermercados está levando à extinção várias espécies de albatroz?
--
Segundo organização britânica Royal Society for the Protection of Birds, cerca de 37 espécies de albatroz são consideradas ameaçadas, sendo que destas, 18 são consideradas em extinção. A organização alerta que a técnica de captura do atum com linhas de pesca (espinhel) no Atlântico Sul e no Mediterrâneo está vitimando as aves que mergulham atras das iscas e acabam presas.
--
Outra organização, a Birdlife International, estima que cerca de 300 mil aves, dentre elas cerca de 100 mil albatrozes, são mortos acidentalmente a cada ano. A organização diz que a mortandade poderia ser evitada com medidas simples como, por exemplo, a utilização de pesos que façam com que os anzóis afundem mais rapidamente. Também elogiam a criatividade dos pescadores brasileiros que desenvolveram uma técnica de tingir as iscas de azul. As aves têm dificuldade de ver a cor azul e não se sentem atraídas pela isca. A tinta é facilmente diluída na água e se desprende da isca quando esta já está a uma profundidade segura para as aves, que não as alcançam mais.

Saiba mais no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.