sábado, 23 de janeiro de 2010

Meio Ambiente: prioridade do Projeto Grael para 2010

Programa Terra a Vista: ações ambientais com prioridade para a Baía de Guanabara

A prioridade do Projeto Grael para 2010 será o meio ambiente e, em particular, ações práticas que contribuam com a recuperação da Baía de Guanabara. As primeiras ações começarão a gerar resultados já a partir de março. Na concepção do Projeto Grael, as iniciativas fazem parte do Projeto Terra a Vista, que tem como objetivo incentivar o aprendizado e o envolvimento dos alunos do Projeto Grael em atividades práticas que resultem ou contribuam com a melhoria da qualidade ambiental da Baía de Guanabara.

Os principais componentes do projeto são apresentados, a seguir:

Projeto Niterói Água Limpa: parceria Águas de Niterói e o Projeto Grael

A convite da empresa Águas de Niterói, ex-alunos formados no Projeto Grael operarão um barco adquirido pela empresa para recolher o lixo flutuante da Baía de Guanabara. A prioridade de atuação do barco será na orla das praias de Icaraí, Flechas, Boa Viagem e o Gragoatá. O Projeto Grael assumirá a responsabilidade pela gestão e operação do barco, que foi importado da França, especialmente para o trabalho. O barco, modelo Cataglop Light, é construído em alumínio e possui uma tecnologia avançada, que permite uma eficiente retirada do lixo flutuante e, até mesmo, se preciso, hidrocarbonetos (derivados de petróleo, como óleo e outros combustíveis).

Projeto BG Derivadores: parceria da BG Brasil (British Gas), Prooceano, INEA e Projeto Grael.

Alunos do Projeto Grael terão uma rotina de cumprimento de tarefas que incluem o acompanhamento do deslocamento de derivadores, equipamentos que se deslocam pela superfície da água, levados pelas correntes superficiais. Os derivadores emitem sinais (GPS) que são captados por uma central da empresa Prooceano. Além disso, os alunos do Projeto Grael coletarão dados sobre a qualidade da água do mar, assim como dados meteorológicos, que subsidiarão o monitoramento da Baía de Guanabara desenvolvido pelo INEA, órgão ambiental do estado do Rio de Janeiro.

Outras parcerias envolverão o IBG - Instituto Baía de Guanabara, a UFF e o grupo de pesquisa MAQUA, da UERJ, cujos cientistas estudam os botos da Baía.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.