quarta-feira, 17 de março de 2010

A maior fila do banheiro do mundo


Aproximadamente 2.5 bilhões de pessoas em todo o globo não tem acesso saneamento básico e a água potável e estima-se que mais de 4.000 crianças menores de cinco anos percam suas vidas todos os dias em razão de doenças de veiculação hídrica.

O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março de 2010, será uma data decisiva na luta global contra a crise nos setores de saneamento e de abastecimento de água.

Buscando mudar esse quadro, uma grande mobilização, congregando ativistas de todas as regiões do globo, unidos, exigem medidas reais no combate a esse grave problema.

Para isso, três redes globais representando centenas de organizações da sociedade civil (End Water Poverty, Freshwater Action Network e WASH-WSSCC) firmaram uma parceria para lançar a Campanha global para formar “A MAIOR FILA DE BANHEIRO DO MUNDO”.

Sabe-se que os líderes mundiais têm negligenciado até agora esta crise global, contribuindo fatalmente para a pobreza, a proliferação de doenças de veiculação hídrica e à indignidade humana.

Mas a cidade do Rio de Janeiro, em 2010, tem uma oportunidade real de fazer a diferença. Depende de nós sabermos aproveitá-la! E, para isto, será necessário reforçar esse coro com sua voz!

Vamos formar uma enorme fila! A maior fila de banheiro do mundo para exigir o direito de todos os Povos ao acesso ao saneamento básico e à água limpa. Uma fila como um meio de exigir dos líderes políticos locais, nacionais e internacionais, a adoção de ações concretas, para que o saneamento tenha lugar prioritário na Agenda Global.
Junte-se a nós, em solidariedade aos milhões de pessoas em todo o mundo que ainda têm que esperar na fila pelo seu direito de usar um banheiro seguro e digno.

Faça parte você também dessa luta global pelo saneamento básico e pela água potável.

O Instituto Ipanema estará promovendo uma enorme fila de banheiro no dia 22 de março no V Fórum Mundial Urbano a ser realizado no Rio de Janeiro.

Um registro no Livro Guinness dos Recordes
Essa iniciativa faz parte de um movimento global buscando o registro no Livro Guinness do Recordes da maior fila de banheiro do mundo estando aberta as diferentes formas de organização da sociedade.

Caso tenha interesse em promover também uma enorme fila de banheiro em sua região e contribuir para essa mobilização global em prol do acesso ao saneamento e a água potável para todos, por favor, siga as seguintes regras:

- Registre sua “fila de banheiro” aqui .
- Reúna ao menos 25 pessoas por intervalo de tempo entre 10 minutos e 24 horas em algum lugar público entre os dias 20 e 22 de março de 2010.
- Promova filas preferencialmente em banheiros, caso não seja possível, utilize uma faixa indicativa do movimento “A MAIOR FILA DE BANHEIRO DO MUNDO”.
- Registre cada nome e assinatura dos participantes no seguinte formulário disponível aqui .

Deverão estar presentes duas testemunhas para realizar a contagem e assinar os registros. Encaminhe os formulários preenchidos para:
End Water Poverty
47-49 Durham Street, London, SE11 5NH, UK ou digitalize o formulário e envie para o e-mail info@worldtoiletqueue.org

Para mais informações acesse:
http://www.worldtoiletqueue.org/

Em caso de dúvidas entre em contato com o Instituto Ipanema pelo telefone (21)2527-8747 ou pelo e-mail bianca@institutoipanema.net

--------------------------------------

O texto acima é a chamada para a campanha "A maior fila do banheiro do mundo", assinada pelas seguintes organizações:

Um comentário:

  1. Também haverá a fila do banheiro em Porto Alegre, no dia 21, às 14h. Clique e leia: http://tratabr.wordpress.com/2010/03/10/gauchos-convocados-para-a-maior-fila-de-banheiro-do-mundo/

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.