sexta-feira, 4 de junho de 2010

Leitor do Blog pergunta sobre o ambientalista pioneiro Marcello de Ipanema


O ambientalista Marcello de Ipanema.

Grael, gostaria de saber se você conhece o Marcello Ipanema e se possui algum contato. Quem vos fala é o Anderson, daqui de Niterói.

Abraços!

Anderson Porto

------------------------

Ola Anderson,

Marcello de Ipanema era historiador, geógrafo, filósofo, professor e por muitos anos foi membro do Conselho Estadual responsável pelo tombamento de bens históricos e culturais. Publicou livros e estudava a história da imprensa no nosso estado.
.
Foi, ainda, um dos pioneiros do ambientalismo no nosso estado e no Brasil. Fundou e presidiu a FAMA - Federação das Associações do Meio Ambiente, quando eu tive a honra de conhecê-lo.
.
Quando eu me iniciava como ambientalista, ainda aos 17 anos, organizei uma Regata de Protesto contra a poluição por óleo de sardinha, proveniente das fábricas de pescado de Jurujuba, em Niterói. Era 1980. Marcello de Ipanema, sempre solícito e atento às iniciativas em defesa do meio ambiente, me procurou e ofereceu ajuda. Esteve presente à manifestação, que reuniu cerca de 70 barcos que percorreram a orla da Enseada de São Francisco, com as velas ostentando inscrições de protesto, tais como: "Abaixo à poluição", "Salve a Baía de Guanabara", "Não aos tubarões da sardinha". Foi esta provavelmente a primeira manifestação ambientalista em defesa da Baía de Guanabara.
.
Marcello, na ocasião, nos emprestou o seu "know how" e disse: "mobilize a imprensa!!!!" Seguimos a sua orientação. Além de outros veículos da imprensa de Niterói e do Rio, chamamos um certo programa de TV que acabara de iniciar. Chamava-se "Fantástico", da TV Globo. Para a nossa satisfação, eles vieram e deram uma boa publicidade à nossa causa.
.
Depois do sucesso da "Regata de Protesto", Marcello Ipanema sugeriu que aquele grupo de jovens se organizasse em torno de uma organização ambientalista. Surgiu então, outubro de 1980, o MORE - Movimento de Resistência Ecológica, do qual fui um dos fundadores e seu primeiro presidente. Comigo, na fundação do MORE, estavam o ainda estudante de direito Hilário Alencar, o então estudante de biologia Eric Fischer Rempe e os jornalistas Jardel Azevedo Ferre e Luiz Antônio Mello.
.
Era uma época de um ambientalismo engajado, de muitos sonhos e idealismo. Faziam parte da FAMA, além de Marcello de Ipenema, pessoas emblemáticas da luta ambiental no RJ, como Aristides Soffiatti (Campos), Radamés Marzullo (Magé), Ruth Christie (Rio), Anita Mureb (Araruama), Fernanda Colagrossi (Região Serrana), May Terrel (Maricá), etc.
.
Infelizmente, como alguns da lista acima, Marcello de Ipanema já nos deixou. Faleceu em 1993 e deixou saudades. Ipanema e seus pares fazem muita falta ao movimento ambientalismo de hoje, mais partidarizado do que politizado, mais personalista do que altruísta, mais "profissional" do que sonhador...

Axel Grael.

Vide: http://axelgrael.blogspot.com/2009/12/serra-da-tiririca-e-lagoa-de-itaipu-sao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.