sábado, 17 de julho de 2010

Educação Física e a vela

Vista aérea da sede do Projeto Grael, em Jurujuba, Niterói, no início das obras de reforma. Foto de Axel Grael, 2006.


O Projeto Grael sediou uma reunião nesta semana entre a Confederação Brasileira de Vela e Motor, a Escola de Educação Física da UFRJ, a UFF e o Clube Naval Charitas. O CREF foi convidado, mas não compareceu.

Na pauta estava a formação de profissionais de educação física capacitados para atuar com a vela, uma demanda real das escolas especializadas e até mesmo uma obrigação legal. O problema é que faltam estes profissionais no mercado. O Projeto Grael possui profissionais de Educação Física em sua equipe, mas a demanda por esses profissionais é crescente, principalmente pensando-se nas novas unidades do Projeto Grael que serão criadas em outras cidades.

Para contribuir para o processo de capacitação de professores e técnicos de vela e, principalmente, para prepará-los para atuar na “vela educativa e social”, o Projeto Grael ofereceu a sua infraestrutura e suas atividades como um laboratório, um campus de treinamento e de logística para as universidades.
---
Da coluna "Rumo Náutico", de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 17/07/2010.

Um comentário:

  1. Por engano, recusei em vez de publicar a postagem abaixo do leitor prof. Guilherme Pacheco. Peço desculpas e publico a seguir:

    "Axel,

    É uma excelente inicativa. Para o desenvolvimento da vela é valioso porque pode receber estudantes e profissionais com formação pedagógica, incluindo-se aí os conhecimentos de psicologia, didática, biomecânica e treinamento; para as Insituições que formam profisisonais de Educação Física é uma inovação, pois possibilita o contato do estudante com a vela ampliando o horizonte profisisonal desses jovens. Lamentei não poder ter participado, embora tenha recebido o convite poe e-mail e confirmado a minha presença. Entretanto na última hora surgiu uma tarefa inadiável no meu trabalho. Pessoalmente fico muito feliz com a iniciativa, tanto por ser professor universitário na EF como por ser velejador.
    BV
    Guilherme Pacheco
    EF-UGF

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.