sábado, 10 de julho de 2010

Parceria dos Clubes abraça a campanha "Niterói Capital da Vela"

Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, organizado pelo Iate Clube Brasileiro, 2009. Em primeiro plano, barco Marga, de Lars Grael. Foto de Fred Hoffmann.


Em reunião realizada na última quarta-feira (7), a Parceria dos Clubes da Zona Sul de Niterói, presidida por César de Paula Serrão, comodoro do Iate Clube Brasileiro, decidiu abraçar a causa de fazer de Niterói a capital da vela no Brasil. Com a presença do secretário municipal de Esporte, Eduardo Caminha, foram estabelecidas ações para consolidar esse desejo, que nada mais é do que fazer justiça à história náutica da cidade.

A vela brasileira nasceu em Niterói, com o surgimento do primeiro clube náutico - o Iate Clube Brasileiro, em 1906. Aqui, são realizadas competições em praticamente todos finais de semana, e são inúmeros os títulos já conquistados pelos velejadores da cidade. Se Niterói fosse um país, estaríamos em 73º lugar no quadro de medalhas olímpicas, uma posição atrás do Uruguai e à frente de países como Peru, Venezuela, Colômbia e Costa Rica. Na condição de Capital da Vela, Niterói terá mais força para atrair eventos náuticos para a cidade, como o Campeonato Mundial da Classe Optimist, que no final de 2009 trouxe cerca de 500 visitantes estrangeiros para a cidade, que aqui permaneceram por mais de 11 dias, trazendo divisas para a economia de Niterói.

Artigo da coluna "Rumo Náutico", de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 10 de julho de 2010.

Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.