sábado, 31 de julho de 2010

Velejadores teen - polêmica: insensatez?

.
A polêmica das viagens ao redor do mundo, praticadas por velejadores cada vez mais jovens, continua a render muita discussão. No início do ano, a mídia cobriu as aventuras de duas velejadoras adolescentes, ambas com 16 anos, que se lançaram nesta aventura em busca de notoriedade precoce e, obviamente, dos dólares decorrentes disso.
.
A australiana Jessica Watson conseguiu completar a viagem com sucesso, enquanto a americana Abby Sunderland não teve a mesma sorte. Assolada por um forte temporal, a velejadora emitiu um sinal de socorro quando estava a cerca de 3.200 km a Oeste da costa australiana. As equipes de socorro só conseguiram resgatá-la dois dias depois. O episódio rendeu muitas críticas aos pais da jovem por terem permitido que ela se expusesse a tais riscos, além da grande despesa que a aventura custou aos cofres públicos na operação de resgate.
.
Enquanto as atenções estavam para as duas velejadoras, a holandesa Laura Dekker, ainda mais jovem, aos 14 anos, anunciava que também se lançaria a uma volta ao mundo solitária. Desta vez, a intenção sofreu a resistência das autoridades holandesas que a proibiram de partir.
.
Agora, a velejadora obteve a autorização da Justiça holandesa para prosseguir nos seus planos. Em sua decisão, o juiz S. Kuypers imputou toda a responsabilidade sobre os riscos e o sucesso da viagem para os seus pais.
.
Dick Dekker, pai da jovem, afirmou que a decisão de fazer a viagem foi toda de Laura. Ele apenas a apoiou.
.
Dekker já anunciou que se lançará ao mar em duas semanas.
---
Da coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, Niterói-RJ, 31/07/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.