sábado, 17 de julho de 2010

Regatas certificadas: tornando a vela ainda mais verde


A ONG americana Sailors for the Sea, com sede em Newport, Rhode Island, que se dedica a motivar os velejadores para a defesa dos Oceanos e seus ecossistemas, criou programas de certificação ambiental para embarcações, clubes náuticos, escolas de vela, além de regatas e outros eventos náuticos. Os interessados podem se candidatar a receber certificados que reconhecem o nível de excelência ambiental da atividade em três níveis: ouro, prata e bronze. Por exemplo: para certificar uma regata, o organizador deverá constituir um comitê responsável pela fiscalização e todos os competidores deverão assinar um termo de adequação com as exigências compatíveis com o nível de certificação.
.
Nível BRONZE: No caso da certificação bronze, dentre outras exigências, os competidores devem separar para a reciclagem todas as embalagens e outros resíduos, não podem lançar esgoto ou ter vazamento de óleo.
.
Nível PRATA: Na certificação prata, além dos cuidados do nível anterior, não poderá ser utilizado nas embarcações qualquer produto de limpeza tóxico, além de ser proibido o uso de tintas que desprendam partículas na água e também não é permitida a limpeza do fundo do casco em áreas ambientalmente sensíveis.
.
Nível OURO: Para obter a certificação ouro, as exigências são ainda maiores. O organizador deve ter um sistema permanente e eficiente de separação, reciclagem e gestão de resíduos à disposição dos velejadores; as instalações do clube ou marina devem ter um sistema que evite que as águas pluviais levem detritos ou óleos e graxas para o rio ou mar; não é permitido que a pintura do fundo dos barcos contenha TBT (substância tóxica utilizada como antincrustrante, já banida em muitos países, mas ainda utilizada no Brasil). Também é exigido que pelo menos um dos barcos participantes, mesmo que seja o da Comissão de Regatas, tenha motor abastecido por combustível limpo, como o Diesel B20 (com 20% de biodiesel), combustível de origem vegetal (álcool, por exemplo) e os motores de popa devem ser de 4 tempos, que são menos poluentes que motores de 2 tempos.
.
O site da organização apresenta uma lista de 38 regatas atualmente certificadas na América do Norte e no Caribe, com destaque para a Semana de Vela de Antigua e para o Iate Clube de Nova York, que certificou todas as regatas do seu calendário anual. Dentre as vantagens das regatas certificadas ressalta-se a satisfação dos competidores em participar de um evento ambientalmente responsável; difundir técnicas, produtos e soluções verdes para os barcos e facilitar a captação de patrocinadores.
.
---
Da coluna "Rumo Náutico", de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 17/07/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.