sábado, 14 de agosto de 2010

Outros tempos...


Antigamente dizia-se: "informação é poder".

Em tempos de internet, e-mails, blogs, twitters, googles & google-earths, skypes, MSN´s, etc, a informação acessível, gratuita ou de baixo custo, instantânea e abundante, mudou a noção de tempo, distância e implodiu este tal "poder da informação". A informação está a um clic de cada um de nós e, portanto, o poder não está mais em deter ou dominar a informação, mas em saber o que fazer com ela.

De tão presente no cotidiano atual, a informática e a nova tecnologia da informação faz parecer que toda esta tecnologia sempre esteve por ai, e torna dificil até acreditar em como era o mundo sem tudo isso. Principalmente para os mais jovens, que acretitam que já nasceram com um mouse como parte da anatomia das mãos.

Diante disto, é encanta e instiga a reflexão, ler-se o texto abaixo, publicado na coluna "Há um Século", do centenário jornal niteroiense O Fluminense, referindo-se às notícias que publicou em 14 de agosto de 1910:

----------------
"Segundo communicação do sr. Armando Cunha, activo gerente da Interurban Telephone Company of Brasil, já está desde hontem funccionando a rede entre esta cidade e a visinha Capital"
----------------
.
O jornal informava que já era possível se falar por telefone de Niterói ao Rio de Janeiro, do outro lado da Baía de Guanabara. Estamos no tempo da informação on-line. Há 100 anos, passaram a primeira linha!!!
.
Comecei a olhar para o meu moderno celular e a pensar...
.
Me lembrei do telefone da casa do meu avô, que mais de seis décadas depois, tinha um número com apenas 4 dígitos: 4151. Lembrei-me também que, décadas depois, após compra-lo da antiga Telerj, tive que esperar sete anos "na fila" para receber o meu primeiro telefone. O investimento era tão alto, que as pessoas eram obrigadas a declará-lo no imposto de renda, como imóveis, veículos e outras posses.
-----
Outros tempos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.