terça-feira, 7 de setembro de 2010

Lars Grael é palestrante em evento no Maranhão


Lições de Liderança, Superação e Motivação do Campeão que venceu a Morte

Quem conhece os irmãos Grael, Torben e Lars, pelas suas diversas conquistas na vela, não imagina que o começo dos campeões olímpicos, ainda crianças, nessa modalidade considerada por muitos como um esporte elitista e para ricos foi marcado por desafios e dificuldades por falta de apoio financeiro.

Em rápida visita a São Luís, para proferir uma palestra motivacional para colaboradores do Sistema FIEMA, através de uma parceria com o SESI, o premiado Lars Grael mostrou sua trajetória de vida, marcada pela superação profissional e pessoal, e falou como superou o terrível acidente que quase o levou a morte após ter sido atingido por uma lancha quando competia em Vitória (ES) e que o fez perder a perna direita em 1998.

Com uma frase, Lars resume a sua trajetória brilhante com o atleta e velejador: “O atleta veleja por paixão, assim uma utopia pode virar um sonho e o sonho, realidade”, ensina ele.

Na palestra de duas horas, Grael falou sobre a carreira e emocionou a todos ao contar como trocou a briga por medalhas pela luta pela vida, e como ser inspirou em atletas com deficiências para voltar a competir na vela apenas seis meses após o acidente e de ter a perna amputada.

A aceitação de novos paradigmas e desafios, as mudanças de plano e as lições de como ter humildade, garra e muita flexibilidade frente às mudanças são o principal combustível de todo atleta, mas também de todo executivo nesse mundo globalizado. Por isso, Lars Grael tem feito uma carreira paralela de sucesso, também como palestrante motivacional, pois de forma carismática, simples e objetiva consegue dar uma lição sobre valores, integridade e trabalho em equipe, além é claro, de superação, item no qual ele é medalha de ouro.

E por falar em medalhas, a carreira do velejador promete ser bastante movimentada esse ano, pois ele está se preparando para disputar o mundial da modalidade, depois de ter sido Campeão Brasileiro em 2008.

Autor do livro “A Saga de um Campeão” onde narrou o acidente e sua recuperação, agora Grael já está finalizando um segundo livro com reflexões sobre o esporte como inclusão social, a situação da juventude brasileira e como o esporte como ser uma ferramenta de cidadania; temas que ele conhece bem pois atuou em alguns cargos nos governos federal e estadual em SP, além de manter há dez anos juntamente com o irmão Torben, o projeto social Irmãos Grael, que ajuda a formar não apenas atletas de vela, mas a formar cidadãos e profissionalizá-los para atuar na indústria náutica com cursos técnicos e profissionalizantes.

“É muito importante usar o esporte como um caminho de cidadania e por isso admiro muito o trabalho que o SESI vem desenvolvendo no país e preenchendo uma lacuna importante na promoção de competições e no estímulo à formação de novos atletas”, disse Grael.

“A Educação pelo Esporte – Um Caminho para o Desenvolvimento Humano de Lars Grael em São Luís foi mais que uma palestra motivacional ou uma apresentação autobiográfica de um campeão. É uma injeção de otimismo na veia, uma lembrança de que os atletas não competem apenas com seus membros, mas principalmente com o coração e a mente, esses sim, que os impulsionam a superar qualquer desafio. Uma lição que vale também para qualquer pessoa, em qualquer idade e em qualquer situação de vida. Como sempre, é o esporte servindo de exemplo para todos.
---
http://180graus.com/esporte/sesi-ma-traz-o-campeao-da-vela-lars-grael-pela-primeira-vez-167563.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.