terça-feira, 21 de setembro de 2010

Semana Marinha do Projeto Grael no site do O Globo

Projeto Grael promove Semana Marinha

O Projeto Grael, instituição social criada pelos velejadores Torben e Lars Grael e Marcelo Ferreira, deu início hoje à Semana Marinha. Até sexta-feira, a sede do Projeto Grael, em Jurujuba, contará com uma programação extensa: de exposições fotográficas sobre todo o tipo de vida marinha a brincadeiras de conscientização ambiental. O evento – cuja entrada é franca - também complementa as comemorações do Dia Mundial de Limpeza de Praias - Clean Up Day, que em Niterói será dia 25 (sábado). A programação está disponível no site do Projeto Grael.
.
A sexta-feira promete ser o dia mais agitado entre os participantes. Com uma saída programada para as 9h e outra para as 14h, ocorrerá a gincana ecológica. A bordo de Optimists e Dingues – barcos usados nas aulas de velas - alunos do Projeto Grael recolherão o lixo da Praia de Charitas e Ilha dos Carecas. O Águas Limpas (barco de alumínio que retira o lixo flutuante da água) vai participar do evento. Já as exposições ficarão abertas no salão para a qualquer horário.
.
Além dos atuais 350 alunos do Projeto Grael, é esperado um público externo de cerca de 200 pessoas durante as atividades ao longo de toda a programação. A Semana Marinha do Projeto Grael está sendo realizada graças à parceria entre outras instituições, como Labcult-UERJ, Promontar-Niterói, Núcleo de Estudos em Manguezais-UERJ, Programar/FAOC- UERJ e Projeto Maqua), também da UERJ.
---
.
.
---
REVISTA NÁUTICA também publicou:
---
20/09/2010 - 14:32
Exposições e gincana ecológica marcam a Semana Marinha do Projeto Grael

Evento, que vai até sexta-feira, antecipa o Dia Mundial de Limpeza de Praias
Por Marianne Thamstem
Da assessoria de imprensa
.
O Projeto Grael, instituição social criada pelos velejadores Torben e Lars Grael e Marcelo Ferreira, deu início, hoje (20), à Semana Marinha. Até sexta-feira (24), a sede do Projeto Grael, em Jurujuba – Niterói, contará com uma programação extensa: de exposições fotográficas sobre todo o tipo de vida marinha a brincadeiras de conscientização ambiental. O evento – cuja entrada é franca - também complementa as comemorações do Dia Mundial de Limpeza de Praias - Clean Up Day, que em Niterói será dia 25 (sábado). A programação está disponível no site do Projeto Grael: http://www.projetograel.org.br/.
.
A sexta-feira promete ser o dia mais agitado entre os participantes. Com uma saída programada para as 9h e outra para as 14h, ocorrerá a gincana ecológica. A bordo de Optimists e Dingues – barcos usados nas aulas de velas - alunos do Projeto Grael recolherão o lixo da Praia de Charitas e Ilha dos Carecas. O Águas Limpas (barco de alumínio que retira o lixo flutuante da água) vai participar do evento. Já as exposições ficarão abertas no salão para a qualquer horário. Além dos atuais 350 alunos do Projeto Grael, é esperado um público externo de cerca de 200 pessoas durante as atividades ao longo de toda a programação. A Semana Marinha do Projeto Grael está sendo realizada graças à parceria entre outras instituições, como Labcult-UERJ, Promontar-Niterói, Núcleo de Estudos em Manguezais-UERJ, Programar/FAOC- UERJ e Projeto Maqua), também da UERJ.
.
Conheça o Projeto Águas Limpas
O barco Águas Limpas – operado por alunos do Projeto Grael - é uma embarcação automatizada que vai recolher o lixo flutuante na Baía de Guanabara, entre a Ilha de Boa Viagem e o Morro do Morcego, englobando as enseadas de Jurujuba, São Francisco e Icaraí. O projeto foi lançado em agosto pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio das Promotorias de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente do Núcleo Niterói, e a concessionária Águas de Niterói, com o apoio da ONG Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).
.
Projeto Grael
O Projeto Grael foi criado há doze anos por uma iniciativa dos irmãos e velejadores Torben e Lars Grael e Marcelo Ferreira. Atualmente, o irmão mais velho, Axel Grael, ex-presidente da Feema e também velejador, é o presidente do Instituto. Desde a sua fundação, o Projeto Grael, também conhecido como Instituto Rumo Náutico, vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação, que serviu como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, e o Projeto Navegar, iniciativa federal desenvolvida em diversas cidades brasileiras. Além disso, as cidades de Vitória (ES) e Maricá (RJ) já acolheram núcleos do Projeto Grael. Em março deste ano, o Projeto abriu sua primeira unidade descentralizada no município de Três Marias (MG).
.
A iniciativa já conquistou reconhecimento internacional com prêmios e chancelas recebidas de instituições, como a Federação Internacional de Vela (Isaf), a Unesco, dentre outras. Mais de 8 mil jovens que passaram pelo Projeto Grael desenvolveram, além da prática da vela e de conhecimento profissionalizante para o mercado náutico, o conceito de cidadania.
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.