terça-feira, 9 de novembro de 2010

FESTIVAL INTERNACIONAL PEQUENO CINEASTA PRESTA HOMENAGEM A AXEL GRAEL


Velaassessoria. Release da Assessoria de Imprensa do Projeto Grael

Axel Grael, presidente do Projeto Grael, em Niterói/RJ, receberá uma homenagem no encerramento do Festival Internacional Pequeno Cineasta, dia 20 (sábado), no Cine Glória. A homenagem será pelo reconhecimento do trabalho realizado no Projeto Grael, que ao longo de 12 anos vem contribuindo para a educação de crianças e jovens de 9 a 24 anos, que participam de atividades como natação, vela, cursos profissionalizantes e programas voltados para o meio ambiente. Desde a sua fundação, já foram beneficiados cerca de 10 mil alunos da rede pública de ensino.

O Festival Internacional Pequeno Cineasta foi pensado e desenvolvido com foco nas crianças e jovens de 8 a 17 anos, procurando as estimular a um futuro participativo. Concebido e dirigido por Daniela Gracindo e Cristina Savian, nessa primeira edição apresenta um panorama de filmes feito por crianças e jovens do mundo todo. O festival tem entrada gratuita e acontece de 17 a 20 de novembro, no Cine Glória.

Foram recebidos 98 filmes de nove países além do Brasil: Reino Unido, Itália, México, Bolívia, Peru, Argentina, Venezuela, Espanha e Grécia. Além das mostras competitivas, haverá espaço para debates com profissionais das áreas de cinema e educação. Será realizada a mesa redonda “Geração Digital” e a mesa redondinha “Luz, Câmera e Ação” composta por três alunos com idade entre 8 e 17 anos e um mediador através de vídeo conferência entre o Brasil (Oficina Pequeno Cineasta), a Espanha (Orson the Kid) e a Inglaterra (First Light).

O hall abrigará a exposição de fotos “Pequenos Olhares” com registros de crianças sobre o tema “O que é cinema”. A fotógrafa Tatiana Altberg foi convidada para desenvolver a exposição que será feita com crianças participantes do Projeto Mão na Lata da ONG Redes, utilizando a técnica pinhole.

O making of dos filmes selecionados será exibido durante todos os dias do festival, através de monitores instalados no hall. Será oferecido o Workshop “Nossa voz pelos olhos”, ministrado pela film maker inglesa Olivia Emes, direcionado a professores da rede de ensino pública e privada.

O festival contará com a presença do ator e diretor Gracindo Jr, como mestre de cerimônias. Na abertura oficial serão exibidos quatro filmes convidados, entre eles “Contratempo” de Malu Mader e Mini Kerti. Malu contará um pouco da trajetória para a realização do filme.

O Júri foi composto por dez crianças e jovens com perfis representativos de diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro e classes sócio econômicas. A premiação será o troféu concebido pelo artista multimídia João Machado.


Contato:

Velassessoria
Mariane Thamsten
(21) 8227-6713

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.