terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Contribuições para a discussão do tema Lixo Flutuante


Lixo na Enseada de Jurujuba, Baía de Guanabara. Foto de Axel Grael, 2006.
Embarcação Águas Limpas, operada pelo Projeto Grael com profissionais formados no seu programa Profissionalizante. O Águas Limpas opera todos os dias limpando a Baía de Guanabara.


Importância da prevenção, do controle e da retirada do lixo flutuante

PROBLEMAS CAUSADOS PELO LIXO FLUTUANTE
Impactos sobre a fauna. Existem muitos incidentes em que mamíferos aquáticos, aves, quelônios (tartarugas) e outros animais acabam presos ou ingerem sólidos que encontram no mar. O problema muitas vezes causa a morte destes animais

Obstáculo à navegação: o lixo flutuante tem causado problemas para a navegação de embarcações comerciais e de recreio. É o caso do transporte de passageiros entre Rio e Niterói. Com certa frequência as barcas e catamarãs têm a sua operação interrompida motivado pelo lixo. Embarcações esportivas e de recreio também sofrem as consequências do problema. Por exemplo, durante a realização das provas de vela do Jogos Panamericanos de 2007 na Baía de Guanabara foi necessária a mobilização de embarcações do Plano de Emergência da Baía de Guanabara, criado para atender situações de vazamento de hidrocarbonetos (óleo e outros combustíveis), para evitar que o lixo flutuante atrapalhasse as competições. Em janeiro de 2010, quando o Rio de Janeiro sediou o Campeonato Mundial da Classe Star, uma das maiores reclamações dos velejadores estrangeiros foi a grande presença do lixo flutuante. Devido a presença do lixo, velejadores da Baía de Guanabara já se acostumaram a dar ré em suas embarcações antes das regatas para desprender eventual lixo que tenha se aderido à quilha ou leme dos barcos. Caso o problema não seja revertido, estes constrangimentos poderão ser um obstáculo para as provas de vela na Baía de Guanabara e também, embora em menor escala mas igualmente grave devido ao contato direto dos atletas com a água, as provas de maratona aquática que se realizarão em Copacabana.

Credibilidade do programa de despoluição: o mal aspecto causado pela presença do lixo flutuante desmoraliza todo o investimento público e privado que é realizado pois diante do aspecto de sujeira, é difícil para a população acreditar que tenha havido alguma melhoria na qualidade da água. É o que acontece com as praias da Zona Sul de Niterói.

Lixo flutuante custa caro: a poluição e o lixo flutuante custam muito caro. A administração pública é obrigada a reforçar as equipes de limpeza de praias a cada vez que verificam-se fortes chuvas devido à quantidade de lixo que chega às praias. A poluição também afasta o turismo e o lazer prejudicando a economia. Devido à poluição, um grande contingente da população vê-se compelida a buscar as praias mais afastadas para a sua recreação. Com isto aumentam os gastos com o transporte, verificam-se os engarrafamentos típicos de verão e há desperdício de tempo.

O lixo é um grande problema quando flutua, mas também quando afunda. Uma atividade de rotina na Baía de Guanabara, principalmente nas regiões portuárias, industriais ou áreas críticas de assoreamento é a execução de dragagens. Uma das grandes dificuldades destas intervenções é que as dragas precisam ser adaptadas para poder operar com a grande quantidade de lixo que vem com os sedimentos. Isto acarreta na diminuição da eficiência da operação, no aumento do tempo de aluguel destas dragas, e o aumento do custo de manutenção. Além disso, apesar dos cuidados, uma grande quantidade de sólidos acaba sendo succionados pelas dragas e são carreados para o local final de lançamento. No caso da Baía de Guanabara, ainda são utilizados pontos de descarte em mar aberto. Isso faz com que aumente a quantidade de lixo nas ilhas e praias oceânicas nas proximidades da Baía de Guanabara.

Doenças: a presença do lixo pode ser associado a alguns problemas à saúde pública. Infelizmente, no lixo encontrado no mar podem ser vistos animais mortos, resíduos hospitalares (medicamentos, seringas, etc), artigos de higiene usados e, para a repulsa de quem ama o mar, até mesmo uma grande quantidade de preservativos (camisinhas!!!).


Soluções:

Investimentos em saneamento e melhoria na prática da coleta e disposição final do lixo

• Implementação de políticas públicas e legislação que evite o uso desnecessário de embalagens descartáveis: garrafas PET, sacolas plásticas, etc.

Educação e medidas coercitivas que evitem o descarte indevido do lixo pela população.

• Implantação e manutenção de ecobarreiras

• Desenvolvimento de iniciativas como o Projeto Águas Limpas


Por Axel Schmidt Grael

---
Fonte: Publicado originalmente pelo Projeto Grael no Blog do Projeto Águas Limpas. O Projeto Águas Limpas é uma iniciativa do Projeto Grael, com o apoio da empresa Águas de Niterói, da CLIN (Prefeitura de Niterói) e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A principal ação do Projeto Águas Limpas é a operação de uma embarcação especialmente construída para retirar o lixo flutuante e é operado por profissionais formados pelo Projeto Grael. Saiba mais acessando o Blog do Projeto Águas Limpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.