segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

História dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (R&D) nos EUA


O gráfico acima mostra um interessante comparativo entre os investimentos realizados em pesquisa nos EUA, excluídos os gastos militares, desde o início da década de 1950. Vale observar que:

  • CORRIDA ESPACIAL: Na Década de 1960, quando Kennedy exortou os EUA a recuperarem o atraso em que o país se encontrava com relação aos adversários soviéticos na chamada "Corrida Espacial", a ciência associada ao tema viu jorrar investimentos em seu favor, fazendo o orçamento geral da pesquisa no país dar o maior salto da história (barras amarelas).
  • ENERGIA: Na década de 1970, a crise do petróleo fez crescer os investimentos em pesquisas em energias alternativas (barras verdes).
  • SAÚDE: A partir da década de 1980, quando o orçamento geral da ciência passou por um achatamento, a saúde assume a liderança dos investimentos, processo este que se consolidou na primeira década do Século XXI, a ponto da saúde atrair a metade de todo o investimento em ciência. (barras azuis).
  • MEIO AMBIENTE: E o meio ambiente? Observe que os investimentos em pesquisa em recursos naturais e meio ambiente (barra lilás) tiveram ao longo de todo este período uma importância quase apenas marginal. Foram as menores dotações dentre todos os temas citados ao longo de todo o tempo.
Fonte do gráfico: Tucker Willsie, "The history of Clean Energy Research".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.