terça-feira, 26 de abril de 2011

Chuva leva muito lixo para a Baía de Guanabara




Na foto acima, embarcação do Projeto Águas Limpas, utilizado para retirar o lixo flutuante da Baía de Guanabara. A embarcação é operada pelo Projeto Grael, numa parceria com a empresa Águas de Niterói e com o Ministério Público do Estado do Rio deJaneiro.
Na segunda foto, equipe do Projeto Grael recolhe lixo acumulado a frente da sede da organização utilizando uma barreira artesanal feita com garrafas PET. O trabalho foi intenso e recolheu vários sacos de lixo. Foto Axel Grael.

As chuvas fortes que assolaram o Rio de Janeiro nas últimas horas causaram inundações em várias partes da cidade e grandes transtornos na sua rotina, causando um verdadeiro caos no trânsito.

Bem conhecidos dos velejadores e de todos que se relacionam com a Baía de Guanabara, outra consequência recorrente das chuvas é a grande quantidade de lixo que é levado pelas águas para a Baía de Guanabara.

No dia de hoje, a equipe do Projeto Grael teve muito trabalho. O projeto Águas Limpas (Projeto Grael, Águas de Niterói e MP-RJ), atraves do qual profissionais formados pelo Projeto Grael operam um barco especialmente desenhado para retirar o lixo flutuante da Baía, teve muito trabalho para tentar recolher as milhares de embalagens plásticas e garrafas PET que pareciam brotar por todos os lados.

Enquanto isso, outra equipe em terra se esforçava para retirar o lixo flutuante que se acumulava diante da sede do Projeto Grael, em Jurujuba, Niterói.

Infelizmente, navegadores e frequentadores das praias terão que conviver com muito lixo pelos próximos dias.

Que mais uma vez, o ecossistema da Baía de Guanabra resista!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.