terça-feira, 26 de abril de 2011

ISA lança site novo de UCs da Amazônia Brasileira


No Ano Internacional das Florestas, o Programa Monitoramento de Áreas Protegidas do Instituto Socioambiental (ISA) coloca no ar um novo site dedicado inteiramente às Unidades de Conservação na Amazônia Brasileira, atualizado e dinâmico.

O portal sobre UCs na Amazônia brasileira traz informações básicas de cada unidade de conservação, federal e estadual, referentes à gestão, caracterização ambiental (bacia hidrográfica, fitofisionomia, patrimônio espeleológico, dentre outros), localização, sobreposição com Terras Indígenas e documentos legais, entre outros. Disponibiliza ao público para consulta, notícias veiculadas sobre o tema na mídia local e nacional, com o objetivo de enriquecer a compreensão do contexto político, das pressões e ameaças e das iniciativas e boas práticas referentes a cada UC.

O objetivo principal é produzir e divulgar informações que influenciem propositivamente as políticas públicas e ações do Estado e da sociedade civil voltadas para a defesa dos direitos coletivos, da proteção e conservação ambiental

O site conta ainda com informações espacializadas que podem ser visualizadas por meio da plataforma Google Maps. Temas importantes para aferir o grau de conservação ambiental das UCs estão disponíveis aos usuários, entre eles, desmatamento, mineração, focos de calor e grandes obras (como usinas hidrelétricas). A utilização de fontes de informações diversas e de naturezas diferentes, complementadas por artigos críticos e explicativos, redigidos por diversos parceiros, gestores de UCs e especialistas, como Maurício Mercadante, Juliana Santilli, e Sônia Wiedmann, dentre muitos outros, bem como a atualização constante dos dados qualificados, asseguram uma avaliação crítica da situação de cada unidade de conservação, bem como do status de implementação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) na Amazônia Legal.

Ricamente ilustrado, com fotos de diversos parceiros, gestores e fotógrafos profissionais como Roberto Linsker e Araquém Alcântara, ainda possibilita a colaboração dos usuários no envio de fotos identificadas.

Situação atual das UCs

Atualmente, as 306 UCs estaduais e federais existentes ocupam 24,73% da Amazônia Legal, o que significa uma extensão aproximada de 123.817.882 hectares. O novo portal conta ainda com uma sessão de 'números', na qual disponibilizamos dados atualizados, como os cômputos detalhados de UCs na Amazônia Legal, por categoria e esfera administrativa e em breve todos os demais dados que contribuem para analisar a implementação da gestão, como conselhos e instrumentos de gestão. Grande parte das informações é gerada pelo Programa de Monitoramento e pelo Laboratório de Geoprocessamento do ISA, que mantém atualizada sua própria base de dados espacializada.

As informações e dados disponibilizados são oriundos do Sistema de Áreas Protegidas do Programa Monitoramento de Áreas Protegidas do ISA, que há mais de 20 anos é a principal ferramenta de indexação e pesquisa das informações relacionadas. Parte delas já estava no site, disponível na 'Caracterização Socioambiental das Unidades de Conservação da AMZ Legal', produto lançado pelo ISA em 2007.

O site foi desenvolvido utilizando o Sistema Gerenciador de Conteúdo de código aberto Drupal e roda em plataforma LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP).

Acesse aqui.

Fonte: ISA, Instituto Socioambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.