quarta-feira, 4 de maio de 2011

Match Race Brasil começa na sexta feira

Match Race é uma modalidade de regata em que disputam apenas dois barcos: uma tripulação desafia a outra. A competição é emocinante, exigindo dos participantes muita habilidade, arrojo e treino. Foto AGIF


Equipes treinam na Baía de Guanabara para o Match Race Brasil

Competição barco contra barco terá a presença de 12 clubes náuticos de 6 estados, a partir desta sexta-feira

Rio de Janeiro (RJ) - A principal competição de Match Race do País começa nesta sexta-feira e vai até domingo, com a presença de 12 equipes representando clubes náuticos de seis Estados. O Iate Clube do Rio de Janeiro já recebe os competidores, que aproveitaram para treinar e aprimorar o entrosamento entre os tripulantes. O período de testes vai até a quinta-feira (5) e as regatas estão programadas para a manhã do dia seguinte.

A competição distribuirá R$ 70 mil em prêmios. A equipe vencedora levará R$ 17 mil em dinheiro, além de ficar com a posse do exclusivo troféu Roger Wright. O atual bicampeão é o Rio Yacht Club, de Torben Grael.

Além de campeões olímpicos e mundiais, o evento conta com os principais nomes da vela brasileira e especialistas em Match Race. A equipe da Marinha do Brasil, por exemplo, já treina na Baía de Guanabara visando o título inédito do evento. A equipe comandada por Henrique Haddad está se preparando também para os Jogos Mundiais Militares, em julho,no Rio de Janeiro.

"O objetivo é entrar para ganhar o título. Nossa tripulação é a mesma que correu o Match Race Brasil em 2009, mudamos pouca coisa. Isso faz a diferença. Outra vantagem é a raia. A equipe da Marinha veleja na Baía de Guanabara todos os dias", explicou Henrique Haddad.

Parceiros de J-24 se enfrentam - O comandante do Búzios Vela Clube, Alexandre Saldanha, também prepara a tripulação para o Match Race Brasil. O campeão Pan-Americano na classe J-24 vai competir contra um companheiro de equipe no evento. Isso porque, Maurício Santa Cruz será o líder do Iate clube do Rio de Janeiro na disputa.

"É legal, somos todos amigos. Vamos ser concorrentes até domingo. Depois, nós vamos pegar um avião e ir aos Estados Unidos competir de J-24. Nosso objetivo é ganhar o bi do Pan e estamos focados. Apesar de ser uma classe diferente, o Match ajuda a ter mais tempo de regata", disse Alexandre Saldanha.

A programação para Guadalajara da equipe nacional de J-24 conta com eventos nos Estados Unidos, Itália e Canadá antes dos Jogos Pan-Americanos, que serão disputados em outubro. O time será formado por Maurício Santa Cruz, Daniel Santiago, Alex Saldanha e Guilherme Hamelmann .

18 anos de idade e muitos sonhos na vela - O mais novo comandante entre os 12 inscritos no Match Race Brasil é Sérvio Túlio Cipriani Andrade. O representante do Iate Clube de Brasília tem apenas 18 anos e muita vontade de aprender com as feras da vela nacional. Ele começou velejar de Match Race em dezembro do ano passado.

"Eu tomei a iniciativa e montei uma equipe em Brasília para correr a competição. Nosso time veio para pegar experiência com os melhores da classe. É muito legal competir com Torben Grael, por exemplo", revelou Sérvio Túlio. O time de Brasília convocou quatro velejadores fluminenses para compor a tripulação.

Saiba quais são as equipes e seus comandantes

Búzios Vela Clube (RJ) - Alexandre Saldanha
Cabanga Iate Clube (PE) - Guilherme da Cunha Araújo
CDM - Comissão de Desportos da Marinha do Brasil (RJ) - Henrique Haddad
Clube Naval Charitas (RJ) - Renato Cunha
Grêmio de Vela da Escola Naval (RJ) - Rafael Pariz
Iate Clube de Brasília (DF) - Sérvio Túlio Andrade
Iate Clube Lagoa dos Ingleses (MG) - Guilherme França
Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ) - Maurício Santa Cruz
Marina da Glória (RJ) - Alan Adler
Rio Yacht Club Sailing (RJ) - Torben Grael
Veleiros do Sul (RS) - Samuel Albrecht
Yacht Club de Santo Amaro (SP) - Felipe Echenique

O Match Race Brasil é realizado pela Brasil1 Esporte e tem patrocínio do Bradesco, Volvo, International Paper, Nycomed, Redecard, Wartsila e Semp Toshiba. Esse projeto é incentivado pela Lei de Incentivo ao Esporte. O apoio é do Iate Clube do Rio de Janeiro, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Vela e Motor e Marinha do Brasil.

Fonte: Release Match Race Brasil 2011/ZDL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.