segunda-feira, 20 de junho de 2011

Encontrado flutuando na Baía de Guanabara...

A carcaça de uma geladeira encontrada por equipe do Projeto Grael flutuando na Baía de Guanabara

Projeto Grael recolhe carcaça de geladeira na Baía de Guanabara

Oceanógrafo alerta para perigo de materiais à deriva para a navegação

Por Mariane Thamsten
Da Velassessoria

Ex-alunos do Projeto Grael que participam do Projeto Águas Limpas recolheram, somente nesta semana, duas tartarugas médio porte mortas e uma carcaça de geladeira nas proximidades do Iate Clube Brasileiro, na enseada de São Francisco, em Niterói, no Rio de Janeiro. Os animais foram encontrados já em estágio de decomposição e, por isso, não foi possível identificar a provável causa da morte.

Neste mesmo período, foram recolhidas boias de cultivo de marisco abandonadas, além de destroços de uma embarcação. O oceanógrafo Vinícius Palermo, coordenador do Projeto Águas Limpas, alerta que "materiais à deriva - como os encontrados pelos jovens do Projeto Grael – representam um sério risco às embarcações, inclusive aos catamarãs da Barcas S/A que fazem a travessia Praça XV-Charitas".

Os jovens atuam na Baía de Guanabara a bordo de uma embarcação específica para recolher o lixo flutuante da água. De acordo com eles, de janeiro até hoje, foram recolhidas cinco tartarugas mortas, de diferentes tamanhos e espécies.

Conheça o Projeto Águas Limpas

Dois integrantes do Projeto Grael operam uma embarcação específica para retirar resíduos flutuantes (entre sólidos e líquidos) da Baía de Guanabara. A iniciativa, inédita, é uma parceria entre a concessionária Águas de Niterói, Ministério Público do Rio de Janeiro, com o apoio da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN).

A embarcação, feita de alumínio, possui uma caçamba basculante que realiza um peneiramento das camadas superficiais da baía. Os resíduos sólidos são armazenados em um contêiner com capacidade para 500 kg. Já o óleo flutuante é depositado em uma caixa separadora, com capacidade para mil litros. Paralelo ao processo de remoção do lixo ocorrerá o monitoramento ambiental da região, promovido pelo Projeto Grael, para avaliar os resultados da operação.

A limpeza, o estudo e o monitoramento do lixo flutuante na Baía de Guanabara são realizados através da operacionalização de uma embarcação automatizada (Cataglop Light), adquirida pela concessionária Águas de Niterói com apoio do Ministério Público, através da Promotoria de Defesa do Consumidor e da Promotoria do Meio Ambiente, ambas do Núcleo Niterói. A verba destinada a este programa pela concessionária de água e esgoto do município, provém de Termo de Ajustamento de Conduta elaborado no Inquérito Civil 19/02 da PJTCDC – Niterói, referente à parcela não reclamada da devolução do ICMS aos consumidores.

Clique aqui para acompanhar o blog do Projeto Águas Limpas.
 
Fonte: Revista Náutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.