sábado, 18 de junho de 2011

Projeto Grael e parceiros testam uma nova metodologia para monitorar correntes da Baía de Guanabara

Em parceria com a empresa Prooceano, com os laboratórios LAMMA (Meteorologia-UFRJ) e LAMCE (COPPE-UFRJ) e com o patrocínio da empresa BG Brasil, o Projeto Grael  desenvolve o Projeto Baía de Guanabara com o objetivo de monitorar as correntes da Baía de Guanabara.

Para alcançar estes objetivos, uma tripulação composta por ex-alunos do Projeto Grael mantém uma rotina de lançamento de derivadores na Baía de Guanabara, equipamentos que são transportados pelas correntes e emitem sinais automáticos, on-line e em tempo real sobre a sua posição (GPS), temperatura da água e outras informações para os pesquisadores (UFRJ) e especialistas (Prooceano) que analisam os dados.


Coral, embarcação do Projeto Baía de Guanabara, operada por equipe do Projeto Grael, lança derivadores na Baía de Guanabara. Foto Axel Grael.

Nesta semana, uma nova metodologia foi testada para permitir que os derivadores sejam lançados à noite. Os equipamentos foram lançados no fim da tarde para ser recolhido na manhã seguinte.

No dia 16, após localizar o equipamento de acordo com as coordenadas enviadas pelo derivador, verificou-se que seu posicionamento era junto ao antigo estaleiro Transnave, hoje, administrado pela Locar. Feito o contato com a empresa, a lancha Coral, do Projeto Grael, obteve permissão para retirar o equipamento, que localizava-se nas proximidades de um rebocador.

Ao chegar ao Estaleiro Locar, a equipe do Projeto Grael foi recebida pelo engenheiro responsável e por outros técnicos da empresa que demonstraram muito interesse pelo trabalho realizado e convidaram o Projeto Grael e seus parceiros para apresentarem uma palestra sobre o Projeto Baía de Guanabara.

Agradecemos a atenção e o interesse dos novos amigos do Projeto Grael.

Derivador flutua ao largo do Estaleiro. Foto acervo do Projeto Baía de Guanabara.

Membro da equipe do Projeto Baía de Guanabara explica o seu trabalho aos técnicos da Locar.

Resgate do derivador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.