quarta-feira, 13 de julho de 2011

Regata PAQUETÁ SUSTENTÁVEL fará parte das comemorações dos 80 anos do Cristo Redentor


REGATA PAQUETÁ SUSTENTÁVEL


- CRISTO REDENTOR: 80 ANOS -


Aviso de Regata


DATA: 13 de Agosto de 2011

LOCAL: Largada no Rio Yacht Club – Estrada Leopoldo Fróes 418 – Enseada de São Francisco – Niterói/RJ.

PROMOÇÃO:
Projeto Grael - Comemoração dos 13 anos da organização
Rio Yacht Club - Projeto Centenário do RYC (1914-2014)
Paquetá Iate Clube - 30 anos da Patescaria de Paquetá

APOIO:
CRISTO REDENTOR: 80 ANOS
PROJETO PAQUETÁ SUSTENTÁVEL
Revista VELEJAR E MEIO AMBIENTE
FEVERJ -FEDERAÇÃO DE VELA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VELEIROS CLÁSSICOS – EVENTO OFICIAL DA ABVCLASS.

CLASSES CONVIDADAS:
Vela Oceânica nas classes – ORC Geral (cálculo por TMF); BRA/RGS Geral; Veleiros Clássicos; Cruzeirão Bico de Proa; Velamar 22’; J 24’; MV 25’; Fast 230; Veleiros 23’.

PERCURSO:
Largada em frente ao Rio Yacht Club (Niterói) às 12:00 e chegada nas proximidades do Paquetá Iate Clube na Ilha de Paquetá – Rio de Janeiro. Informações complementares nas Instruções de Regata – I.R..

PROGRAMAÇÃO:
Inscrições – No RYC; Projeto Grael e Revista Velejar até às 12:00 do dia 13/08/2011
Largada – Tiro de atenção às 12:00 do dia 13/08/2011
Premiação – No PIC às 19:00 do dia 13/08/2011 no evento Luar de Paquetá.

ATENÇÃO: no dia 14/08/2011 – 30ª Patescaria de Paquetá – PIC até a Marina da Glória.
______________________________________________________

MAIS DO QUE UMA REGATA: A UNIÃO DE PESSOAS E DE ESFORÇOS EM TORNO DE PAQUETÁ E DA BAÍA DE GUANABARA.

SAIBA TUDO O QUE ESTÁ ASSOCIADO À INICIATIVA DA REGATA:

A REGATA:

A Regata Paquetá Sustentável, que acontecerá no dia 13 de agosto de 2011, tem por objetivo reunir velejadores em uma atividade diferente das demais atividades do calendário anual, convidando-os a confraternizar na bucólica Ilha de Paquetá, usufruindo a infraestrutura e a hospitalidade do Paquetá Iate Clube, que está programando uma grande recepção para todos os participantes.

Mais detalhes sobre a regata serão divulgados nos próximos informes e na Instrução de Regatas que ainda será divulgada.

PAQUETÁ SUSTENTÁVEL

Trata-se de uma união de esforços de moradores e frequentadores da Ilha de Paquetá, empresários, militantes de organizações sociais e ambientalistas, velejadores, professores universitários e profissionais de órgãos públicos, dedicados a fazer da ilha um exemplo de sustentabilidade que possa influenciar outros bairros do Rio de Janeiro.

CRISTO REDENTOR: 80 ANOS

A estátua do Cristo Redentor, no alto do Corcovado, completa 80 anos. Reconhecido como uma das maravilhas do mundo, o monumento é uma das mais conhecidas marcas e um dos mais visitados pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. Para comemorar o aniversário do Cristo Redentor, uma longa agenda de eventos ecumênicos estão sendo organizados pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e por empresas patrocinadoras.

A convite dos organizadores das comemorações do Cristo Redentor, a Regata Paquetá Sustentável fará parte da programação oficial, podendo receber apoio de seus patrocinadores.

PATESCARIA - REGATA LUAR E PAQUETÁ
A Patescaria náutica já é um evento tradicional, sendo realizado há 30 anos. Neste ano, acontecerá no domingo, dia 14 de agosto, no dia seguinte da Regata Paquetá Sustentável. A regata inicia-se nas proximidades do Paquetá Iate Clube e chega na Marina da Glória, onde a revista Velejar e Meio Ambiente oferece uma grande confraternização e quando é feita a entrega dos prêmios.

PROJETO GRAEL: 13 ANOS

O Projeto Grael realiza uma regata anual para comemorar o aniversário da sua fundação, em 1998, por iniciativa de Torben Grael, Lars Grael e Marcelo Ferreira e outros velejadores. A competição, que faz parte do calendário oficial de regatas da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (FEVERJ), é organizada pelos alunos e pela equipe de velejadores e profissionais do Projeto Grael.

O Projeto Grael é um programa esportivo, educativo, social e ambiental desenvolvido pelo Instituto Rumo Náutico, com sede em Niterói-RJ. Dedicado a estudantes da rede pública de educação, o Projeto Grael ofecere cerca de 800 vagas/ano para cursos de iniciação a esportes náuticos, programas profissionalizantes, além de ações diretas de defesa da Baía de Guanabara.

RIO YACHT CLUB- PROJETO DO CENTENÁRIO (1914-2014)

O Rio Yacht Club, conhecido como Sailing, é um dos mais antigos e tradicionais clubes náuticos do país. Apesar de pequeno, reúne velejadores com dezenas de campeonatos mundiais, sete medalhas olímpicas e títulos como da Volvo Ocean Race (regata de volta ao mundo). Dentre estes velejadores medalhistas olímpicos destacam-se Torben e Lars Grael, Marcelo Ferreira, Clínio de Freitas e Isabel Swan. Também são destaques do Sailing, os tricampeões mundiais da Classe Snipe, Axel e Erik Schmidt.

PAQUETÁ IATE CLUBE

O Paquetá Iate Clube, que tem origens na década de 1950, é um velho conhecido de muitos velejadores da Baía de Guanabara. O clube está envolvido em várias das dimensões da Regata Paquetá Sustentável. Além de alguns de seus associados estarem entre os líderes da iniciativa Paquetá Sustentável, o clube será o anfitrião dos participantes da Regata Paquetá Sustentável e é o promotor da Patescaria.

______________________________________________________
MAIS INFORMAÇÕES NO PROJETO GRAEL
Telefone: (21) 2711-9875
E-mail: secretaria@projetograel.org.br
______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.