quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Entrevista: Lars Grael fala sobre a poluição da Baía de Guanabara e sobre o trabalho ambiental do Projeto Grael

Lars Grael

Entrevista – Lars Grael

ITB News - Como você analisa os grandes desafios do saneamento, dentre tantas prioridades citadas pelo setor público? O saneamento é priorizado nas políticas públicas?

Lars Grael - Nos governos anteriores o que se verificou foi que os investimentos em saneamento, na maior parte, não saíram do papel e ficaram em uma faixa muito menor do crescimento do país. Ainda há o pretexto de que obra de saneamento é dinheiro enterrado em baixo da terra, então o governo acaba priorizando outras ações que podem render mais votos. A conscientização da população tem que mudar para que a sociedade cobre dos governos municipais, federais e estaduais e mostre que investimento em saneamento é fundamental sim.

ITB News - De alguma forma, em sua opinião, o déficit gigante em coleta e tratamento de esgotos também traz impactos ao desenvolvimento do esporte?

Grael - No esporte muitas vezes verificamos investimentos em infraestrutura em que o próprio saneamento, compatível com a obra, não acontece. Pior que isso é observarmos que o Rio de Janeiro vai sediar os jogos olímpicos em 2016 e por falta de investimentos em saneamento, coleta e tratamento de esgoto temos uma Baía de Guanabara linda, porém emporcalhada, sem oferecer condições técnicas para competições de vela, competições de remo e canoagem. Estas modalidades também estão de alguma forma, comprometidas devido à péssima qualidade de água.

ITB News - É possível dizer que houve avanços na despoluição da Baía de Guanabara, após tantos anos do PDBG? E no caso do Rio de Janeiro, especificamente, a cidade e o Estado tem condições de minimamente despoluir a Baía antes das Olímpiadas 2016?

Grael - O plano de despoluição da Baía de Guanabara já tem 16 anos de existência de investimentos descontinuados; até agora menos de 30% das obras foram efetivamente concluídas. Por isso não acredito que nos próximos cinco anos os outros 70% possam ser concluídos. Mas ainda a tempo de ter responsabilidade pública em relação aos investimentos para que a redução da poluição da Baía continue. Este objetivo deve ser levado como um plano diretor do Rio de Janeiro, não somente na cidade, mas em todo o estado.

ITB News - Como o Projeto Grael acompanha estes desafios?

Grael - Temos dois projetos. Um em parceria com a companhia de limpeza de Niterói, onde temos uma embarcação para limpeza de lixo, com tecnologia francesa, e que faz a coleta do lixo superficial sete dias por semana. Mesmo com uma capacidade pequena de coleta, cerca de uma tonelada e meia, conseguimos provocar um processo de indução de comportamento. A população observa a embarcação navegando, realizando a limpeza das águas e fica sensibilizada, passa a evitar jogar lixo na água. O outro projeto é com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizamos a parte operacional de monitoramento das águas da Baía de Guanabara. Nosso papel é operar o barco que leva uma sonda e faz coleta de dados para avaliação do comportamento das correntes marítimas.

ITB News - A consciência ambiental dos jovens ainda é pequena para os temas da poluição generalizada em nossos cursos d'água?

Grael - A conscientização entre os jovens é crescente, mas ainda pequena. Iniciativas como as que desenvolvemos no Projeto Grael deveriam se multiplicar, chegar até as escolas públicas e motivar os jovens a participarem de ações voluntárias de caráter sócio ambiental, contribuindo, assim, com o meio ambiente. O projeto Grael, muito mais que um projeto de inclusão social com o esporte da vela, dá ênfase a educação ambiental; os alunos entendem toda questão do ecossistema, como a enseada da Baía de Guanabara, e realizam coletas voluntárias de lixo que estão na margem das praias.

ITB News - Com base em sua experiência internacional, quais países aproveitaram a realização de grandes eventos para melhorar a vida de sua população?

Grael - Se tratando de transformação urbana o melhor exemplo é Barcelona. O país transformou uma área degradada da cidade em uma área nobre revitalizada e ambientalmente correta.

ITB News - Como parcerias e iniciativas sociais como o Projeto Grael e o Instituto Trata Brasil podem contribuir, em sua opinião?

Grael - Pode contribuir na troca de informações e ações conjuntas para mobilizar centenas de jovens a adotarem uma nova postura, uma nova consciência ambiental e a partir de ações como esta, multiplicar atitudes que tenham um impacto relevante na sociedade.

Fonte: Instituto Trata Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.