domingo, 9 de outubro de 2011

Atletas do "Projeto Velejar é Preciso" com Lars Grael

Atletas do ICLI com o campeão olimpico Lars Grael. Foto Divulgação.

O coordenador do Projeto Velejar é Preciso, Allan Godoy, atual bi-campeão sul-americano de vela na classe 4.7, levou quatro alunos do projeto do ICLI para um encontro com o campeão olímpico Lars Grael, no sábado passado, no hotel Bourbon Cataratas Resort. Lars Grael veio a convite do IV Congresso Sul Imobiliário (Consim) organizado pelo Creci-PR para a palestra “Saga de um campeão”. Antes da palestra Grael recebeu Allan, Andrey, Marcos, Luis e André e parabenizou Allan pela recente conquista no sul-americano, além de desejar bons ventos para os meninos do projeto.

Como velejador, Lars alcançou muitas vitórias, mas nunca se contentou em vencer sozinho, por isso sempre se preocupou com o lado social do esporte. Devido a sua trajetória olímpica, o acidente que sofreu, sua superação e sua visão política, Lars desperta o interesse de muita gente. Allan, Andrey, Marcos, Luis e André ouviram com atenção o Lars Grael falar sobre vida, valores, superação, garra, preparação, espírito de equipe, coragem e muitos outros temas. Ao final da palestra Lars disse que na platéia estavam alguns jovens do Projeto social do ICLI, que tem revelado alguns campeões em Foz do Iguaçu como o Allan Godoy, bi-campeão sul-americano da classe Laser 4.7 Lars convidou Allan para ir até o palco e juntos receberam muitos aplausos.

Assessoria de Imprensa
(Agência Leon)

Fonte: Iate Clube Lago de Itaipu - ICLI
 
----------------------------------
ICLI - Um clube náutico com um programa de Responsabilidade Social.
 
Projeto Velejar é Preciso

Fundado oficialmente em Janeiro de 2001, sendo apoiado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Foz do Iguaçu.

Estabelecido em 1985 em Foz do Iguaçu, o Iate Clube Lago de Itaipu - ICLI - é considerado de uso múltiplo em razão de visar o lazer, o desenvolvimento esportivo além de colaborar com a preservação ambiental do local.

Mantém um calendário de interesse social, onde beneficia a comunidade com projetos desportivos, recreativos, ambientais e sociais.

Um dos programas de maior destaque do clube é o "PROJETO VELEJAR É PRECISO", voltado para crianças de famílias de baixa renda e que se encontrem matriculadas na rede de ensino público da cidade. No programa, as crianças recebem instruções sobre o esporte à vela e o treinamento prático, com o objetivo de formar atletas que representem a Costa Oeste.

Principais objetivos do Projeto

•Proporcionar à crianças e adolescentes a prática desportiva;
•Formar velejadores que venham representar não só a instituição, bem como a Costa Oeste, o Estado e o País;
•Divulgar a modalidade do esporte;
•Difundir a qualidade de vida saudável e a valorização do meio ambiente;
•Promover a relação social das crianças, integrando-as à comunidade;
•Incentivar a valorização do estudo, já que para ser atleta do projeto, as crianças devem estar matriculadas e apresentar resultados expressivos durante o ano letivo.

O Projeto visa o aprendizado e a prática do esporte à vela para crianças através da formação de equipes competitivas que são motivadas pela representação da entidade (ICLI) em campeonatos regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

O clube oferece toda a infra-estrutura para o treinamento dos atletas, disponibilizando barcos, equipamentos de reposição e segurança, orientação e treinamento, acompanhamento pedagógico, além de um calendário estipulado para os dias de treinamento.

Desenvolvimento do Projeto

A prática do esporte à vela na região da Costa Oeste tornou-se viável após a formação do Lago de Itaipu. Mesmo sem a existência de um local apropriado para alojar os barcos e equipamentos necessários para o desenvolvimento do esporte, admiradores e amantes da vela iniciaram o processo de aprendizagem, apesar das dificuldades de acesso ao lago.

Em 1985 com a fundação do ICLI, as dificuldades foram sendo aos poucos solucionadas. Com melhores condições de acesso ao lago, esportistas amadores começaram a aprimorar suas técnicas e transmiti-las às crianças interessadas em aprender a arte de velejar.

Por incentivo do poder público (Municipal, Estadual e Federal), foi implantado na Base Náutica da Cidade de Foz do Iguaçu, o "Projeto Navegar" que engajou as crianças carentes, pertencentes à rede pública de ensino, realizando um trabalho esportivo com tempo determinado de treinamento de aproximadamente seis meses. Após esse período, outro grupo era selecionado, dando continuidade ao programa, ou seja, quando as crianças estavam realmente aprendendo a velejar, eram dispensadas para dar lugar à outras crianças que mostrassem interesse na prática do esporte.

Então, a Diretoria do clube, que já realizava treinamento com filhos de associados, decidiu convidar as crianças e instrutores oriundos do "Projeto Navegar" para participar de um torneio interno no clube. O resultado desse convite foi tão positivo que, a Diretoria convidou os velejadores que mais se sobressaíram, para participar dos treinos desenvolvidos no ICLI, durante os finais de semana.

Com as poucas condições que o "Projeto Navegar" vinha desenvolvendo seu propósito, a Diretoria do ICLI, decidida a desenvolver um trabalho com fundo social, adotou as crianças formando seu próprio projeto, o "VELEJAR É PRECISO". Desde a fundação oficial do projeto, em janeiro de 2001, o clube por seu quadro social, viabiliza os treinamentos, além de fomentar a prática do esporte como uma opção de crescimento profissional e intelectual a cada um dos atletas que venham participar do projeto.

Hoje, o clube apresenta resultados expressivos no esporte, e graças a isso sediará em 2008, o Campeonato Brasileiro de Optimist, o maior da categoria no país.

Benefícios oferecidos aos atletas

O ICLI oferece aos atletas, todas as condições necessárias para a prática do esporte, sem custo algum para as crianças, fornecendo:

•Transporte de acordo com o roteiro do ônibus do clube;
•Equipamentos;
•Instrutores e orientadores pedagógicos;
•Custeio de qualquer despesa para participação em Campeonatos Externos (fora do clube, cidade, estado e país).

As aulas de vela são realizadas todos os sábados e domingos, a partir das 9 horas

Fonte: Site do ICLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.