quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Paquetá Sustentável: ilha terá um novo sistema de tratamento de esgoto



A Nova CEDAE e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente vão transformar Paquetá no primeiro bairro sustentável do Rio de Janeiro

Carlos Minc, Secretário Estadual de Meio Ambiente, Wagner Victer, presidente da Nova CEDAE, Marcio Fortes, Autoridade Olímpica, Luis Edmundo, Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, entre outras autoridades, estarão nesta sexta-feira, dia 11, às 11hs., lançando a pedra fundamental das obras do novo sistema de coleta e recalque de esgoto de Paquetá.

A obra, que custará R$ 25 milhões, faz parte do elenco de proposições do Movimento Paquetá Sustentável, uma iniciativa que nasceu da comunidade e de um grupo de amigos de Paquetá, liderados por José Luiz Alquéres (da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável). No início de 2011, com o objetivo de identificar e propor soluções para os problemas da ilha de Paquetá. As primeiras melhorias se voltaram ao sistema de esgoto, coleta seletiva de lixo, recuperação do patrimônio histórico, remoção das casas em áreas de risco, entre outros.

O Movimento com essa obra da CEDAE começa a colher seus primeiros frutos, aos quais se acrescem a instalação de painéis solares na escola e no hospital pela Light. O presidente da Nova CEDAE, Wagner Victer, um grande incentivador do processo,  dará início às obras de esgotamento sanitário. Victer é um entusiasta do projeto e da ilha, bem como Carlos Minc. O Secretário de Tecnologia, Luis Edmundo, ressalta também que com isso a cidade se prepara para melhor receber as delegações olímpicas em 2016, além de deixar um grande e permanente legado para os 4500 habitantes da ilha e para os seus 20 mil turistas de fim de semana.

O empreendimento consistirá na construção de um sistema de bombeamento (Elevatória) com capacidade de até 100 litros por segundo; 9.560 metros de linha de recalque subaquática entre a Ilha de Paquetá e a Estação de Tratamento de Esgotos São Gonçalo, com tubos polietileno de alta densidade PEAD, com diâmetro 355 mm; substituição e assentamento de 4.800 metros de rede coletora e a execução 480 ligações prediais; substituição  de 870 metros de coletores tronco (galerias CA 380x250mm) por tubos de concreto armado DN 500 mm; melhoria  operacional nas quatro elevatórias existentes com substituição de  2.600 metros de recalque DN 200 mm.

Estas obras promoverão a recuperação completa de todo o sistema de esgotamento da Ilha de Paquetá. Cerca de 100 litros por segundo de esgotos sanitários deixarão de ser lançados na Baía de Guanabara.

Este empreendimento será realizado através de uma parceria entre o Governo do Estado, na gestão de Sérgio Cabral, da CEDAE e do Governo Federal através da CAIXA Econômica Federal, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). É mais uma medida  que se alinha com as melhorias do saneamento no entorno do complexo petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ).


Mais informações
Ester Lima
Básica Comunicação
9161-1184

2 comentários:

  1. Chamo a manhã das flores
    perdida no tempo

    escorre o movimento
    de aves
    sem vento

    pela brisa doce
    sinto outono
    que invade

    memória renasce
    contigo
    na luz do dia
    que nos aproxima

    folhagens entrelaçadas
    dançam em nossos
    corpos

    na terra madura
    penetro hastes
    de luz

    dia acaba de nascer
    nas águas
    da baía
    brilhando paraíso
    na ilha

    joaquim vairinhos, in "Ilha de Paquetá"

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.