segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Carros que mais poluem serão reprovados pelo DETRAN

O transporte é responsável pela maior parte das emissões de gases na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

De 30 mil a 50 mil veículos terão que regularizar a situação a partir de 2012

RIO - Os carros mais poluidores do meio ambiente serão reprovados nas vistorias do Detran-RJ a partir de 2012. Uma resolução publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira define que a quantidade de gases emitida pelo veículo deverá estar de acordo com os limites da tabela do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), e os que excederem esse limite terão um prazo de 30 dias para se regularizarem, sob a pena de serem terem o veículo retido em fiscalizações do Detran-RJ e da polícia. A análise de emissão de gases, já realizada durante as vistorias, funcionava de forma educativa para carros particulares, apenas reprovando caminhões e ônibus. Os veículos que estavam desregulados recebiam o selo de "inapto", mas continuavam a circular livremente. Em 2011, cerca de 400 mil carros foram considerados inaptos.

— Destes, de 30 mil a 50 mil serão reprovados em 2012. Vamos aumentar esta porcentagem gradualmente, e esperamos que em 2016, 100% da frota considerada inapta seja reprovada e obrigada a realizar os reparos — explicou o presidente do Detran, Fernando Avelino.

Apesar de representarem em torno de 10% do total de carros mais poluidores, o secretário secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, disse que eles são os mais preocupantes para o meio ambiente:

— Eles sozinhos emitem mais da metade da poluição de todos os 400 mil veículos. Vamos tirar por ano um milhão de quilos de poluente no ar do estado do Rio.

Minc também explicou que uma mudança ainda em discussão com o governador Sérgio Cabral é o de reduzir o IPVA de veículos menos poluidores.

— Para 2013, o IPVA levará em conta a poluição dos carros e a emissão de CO2. Os carros que emitem mais gases, vão pagar proporcionalmente mais e os que emite menos gases e menos poluentes, vão ter um alívio na conta — disse Minc.

Em vigor desde junho, uma resolução libera os veículos novos comprados em 2011 da vistoria do Detran-RJ em 2012. A mudança deixará cerca de 300 mil automóveis novos fora da inspeção anual a partir de janeiro.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.