terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Martine Grael e Bel Swan continuam brigando firme pela classificação do Brasil para Londres. Marco e Bochecha tiveram mais um dia difícil.

Robert Scheidt e Bruno Prada assumem a liderança na Classe Star.

Scheidt e Prada são os novos líderes da Star no Mundial de Vela da Austrália

A dupla brasileira fez dois segundos lugares nesta terça-feira. Bimba, Bruno Fontes e Martine/Isabel continuam firmes na busca da vaga olímpica

Perth (Austrália) - Depois de 10 dias de disputas, finalmente o Brasil pôde comemorar nesta terça-feira (13) a liderança de um barco nacional no Mundial de Vela de 2011 (ISAF Sailing World Championships), competição que vale como classificatória de 75% das vagas de países para Londres 2012. A dupla Robert Scheidt e Bruno Prada, membros da EBV - Equipe Brasileira de Vela -, na classe Star, fez duas boas regatas nesta terça-feira na raia Leighton, em Fremantle, e assumiu a primeira colocação na mais técnica e prestigiada das classes olímpicas.

"Fizemos uma primeira regata bastante consistente, já montando a primeira boia entre os 10 da frente. Depois conseguimos subir mais, até o segundo lugar e fomos administrando. Na segunda regata do dia, largamos mal e montamos o primeiro contravento lá pelo 25º lugar. Mas tivemos a calma para buscar o vento no segundo contravento e fizemos um contravento sensacional, já montando lá em cima em primeiro. No último popa o sueco nos passou, mas o segundo lugar foi suficiente para nos colocar na liderança. Nós voltamos pro jogo! A sensação é essa. Estávamos meio atrás e agora estamos embolados na frente", afirma empolgado Bruno Prada.

De fato, com a desistência nesta terça-feira dos líderes, a dupla inglesa Iain Percy e Andrew Simpson, por causa de uma contusão nas costas do timoneiro britânico, a situação na sempre parelha classe Star ficou mais interessante ainda, com os quatro primeiros colocados separados por apenas três pontos.

"Depois de dois dias de altos e baixos, finalmente fizemos duas regatas muito boas. A segunda regata então, foi fantástica! Isso nos dá ânimo para continuar progredindo", garante Robert, que lamentou a contusão de Iain Percy. "O Percy é uma referência e eventualmente vencer ou perder para ele é sempre prazeroso, porque sempre a briga é boa. Ele era o cara a ser batido aqui. Ainda mais depois das primeiras regatas do evento em que conseguiu uma folguinha boa. Espero que ele se recupere e tenho certeza que nos Jogos Olímpicos ele estará entre os favoritos. Agora é focar nos outros porque na Star não tem regata fácil", acrescenta o medalhista de prata na classe em Pequim 2008.

Resultados regulares nas demais classes - Nas outras classes, que iniciaram a disputa na segunda (12), foram corridas mais duas regatas. Apenas a 49er, que tem total de 16 regatas, teve três provas. E para a dupla brasileira, Andre "Bochecha" Fonseca e Marco Grael, o dia foi ruim, praticamente eliminando-a da briga pela vaga olímpica em Londres. Na primeira regata do dia um leme quebrado e um capotamento a impediu de completar a prova e ficou com um DNF (Did Not Finished) que vale 35 pontos (os 34 barcos da flotilha azul, mais um). Como não conseguiu largar na segunda prova, a parceria recebeu um DNS (Did Not Started) que também conta 35 pontos perdidos. Isso, somado ao RAF (Retired After Finish) que teve no dia de estreia, a colocou praticamente fora da briga. A dupla ainda correu a terceira regata programada e fez um 15º lugar para somar 119 pontos, já descontado o pior resultado, e assumir a 53ª posição entre 67 barcos.



Martine Grael e Isabel Swan


Na classe 470 Feminina o dia foi de resultados intermediários que mantiveram a dupla Martine Grael e Bel Swan na briga pela vaga e pela Medal Race, regata final disputada pelas 10 primeiras tripulações. Com um 16º e um 20º no dia, as brasileiras estão em 11º geral. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, com um 31º e um 13º, subiram para 27º lugar geral após quatro regatas. No Laser, Bruno Fontes voltou a andar forte. Na primeira do dia ele obteve um 18º, mas o terceiro lugar na segunda regata o manteve na disputa pela Medal Race e pelas vagas olímpicas em 12º geral. Ainda na Laser, Eduardo Couto está em 65º geral e Alex Veeren em 133º. Na RS:X Masculina, com um 8º e um 9º, Ricardo "Bimba" Winicki está em 17º geral e também se mantém na briga pela Medal e pela vaga do Brasil nos próximos Jogos Olímpicos. Vicente Carvalho está em 72º lugar entre 90 pranchas.

Fim do Match - Para as seis matchracers brasileiras a terça-feira foi dia de despedida em Perth. As duas equipes do País, lideradas por Juliana Senfft e Renata Decnop, a aniversariante do dia, não conseguiram avançar para as quartas de final e nem garantir a vaga para o Brasil na classe. "Torcemos muito pelas portuguesas que era o que nos restava. E elas conseguiram classificar Portugal para 2012. Foi legal ver a garra delas! Sabíamos que seria muito difícil, mas confiamos na estrutura que temos e na nossa evolução. No passado sofríamos para ganhar um match. Hoje velejamos e às vezes vencemos as grandes campeãs da modalidade. Temos muito que treinar para o Mundial de 2012 e acredito que teremos boas chances de garantir a vaga lá", falou Larissa Juk, proeira da equipe de Renata Decnop, que ainda tem Gabriela Sá no trio que corre na classe Elliott 6m.

"No match os detalhes fazem a diferença e com mais treino e a experiência que adquirimos vamos mais confiantes buscar a vaga no Mundial do ano que vem", afirmou Renta Decnop, que veleja com a timoneira Juliana Senfft e a proeira Luciana Kopschitz.

Fonte: ZDL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.