terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Trata Brasil entrevista sua Embaixadora, a ginasta campeã Daiane dos Santos, que fala sobre a importância do saneamento básico na preservação das águas

Ginasta Daiane dos Santos.
Na semana passada, dia 11 de dezembro, aconteceu em Betim (MG) o encerramento oficial do calendário da Ginástica Olímpica no Brasil, evento tradicionalmente conhecido como “Ginástica de Gala”. Promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica, o evento reuniu mais de 4.000 pessoas e 200 atletas coreografados em um lindo espetáculo que teve como tema “Despoluição dos mares”, aproveitando que 2012 será o Ano Internacional da Água. A apresentação abordou a água como fonte de vida, a necessidade da preservação, além de condenar a falta de saneamento básico, a pesca indiscriminada e os depósitos irregulares de lixo.

A ginasta Daiane dos Santos, que também é Embaixadora do Instituto Trata Brasil, participou da apresentação e concedeu entrevista por telefone ao Instituto falando sobre a importância da preservação de nossas águas e da necessidade de expandir rapidamente o saneamento básico. Acompanhem:

ITB – Qual foi o maior desafio para contextualizar esse tema da poluição das águas nas modalidades da ginástica?

Daiane – Nossa maior preocupação foi em fazer uma apresentação capaz de despertar a atenção das pessoas para esse problema. A poluição dos nossos rios é cada vez maior e o homem se preocupa cada vez mais consigo mesmo.

ITB – Qual o sentimento de usar sua arte em prol de uma causa como a despoluição das águas?

Daiane - Foi uma sensação incrível. Nós queríamos chamar a atenção do público de uma maneira diferente. Mostramos através da ginástica que todos somos responsáveis por nossas matas e águas e que apenas nós podemos fazer algo que mude esse cenário de poluição.

ITB – Na apresentação vocês retrataram a poluição dos rios, em sua opinião o que a sociedade pode fazer para mudar essa realidade?

Daiane – Cada vez mais precisamos falar sobre esse tema, principalmente para mobilizar grandes empresas que têm papel fundamental na manutenção dos recursos ambientais. Todos devem lutar para preservar ao máximo porque se não fizermos nada agora, amanhã pode não haver mais nada a ser feito.

ITB – Você observa algum contraste da falta de saneamento básico entre as regiões e países que você tem viajado?

Daiane – Eu cheguei a conhecer alguns lugares sem nenhum saneamento. Muitas vezes não preciso ir muito longe para presenciar cenas como essa. Em algumas comunidades as famílias vivem sem rede de esgoto, algumas acabam bebendo água da chuva, é até triste de falar. Cada vez mais observamos o Brasil evoluindo em diversas áreas, mas quando olhamos para a questão do saneamento, principalmente em cidades com menos recursos, esse serviço é inexistente.

ITB – As crianças são as maiores prejudicadas com a falta de saneamento, você acredita que além de comprometer a saúde, a falta desse serviço acaba impedindo que venham a se tornarem futuros atletas?

Daiane – A falta de saneamento compromete a saúde de todos, não apenas no desenvolvimento de novos atletas, mas na qualidade de vida de todas as pessoas. O saneamento básico deve ser obrigatório e não visto como um capricho, o próprio nome já diz que se trata de um serviço básico, então todos devem ter tratamento de esgoto, abastecimento de água, coleta de lixo, isso é o básico para sobrevier. Precisamos lutar por isso para garantir uma vida mais saudável e com mais qualidade.

Fonte: Instituto Trata Brasil
 
------------------------
O Projeto Grael é parceiro do Instituto Trata Brasil. Assim como a ginasta Daiane dos Santos, Lars Grael também é um dos embaixadores da organização que faz um importante trabalho de conscientização e lobby em favor do saneamento no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.