segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Brasileiro de Laser de Três Marias: velejadores de projetos de vela social mostram bons resultados

Lars Grael com Allan Godoy e jovens velejadores do Projeto Velejar é Preciso, do Lago de Itaipu, Paraná. Fonte ICLI.

Terminou ontem (domingo, 22/01/2012) em Três Marias, MG, a primeira etapa do Campeonato Brasileiro da Classe Laser, com a sexta e última regata das categorias Laser Radial Masculino e Feminino.

O catarinense Mario Mazzaferro e a paulista Maria Altimira Hackerott foram os grandes vencedores da competição, que contou nesta fase com a participação de 88 barcos inscritos.

As regatas das categorias Standard e 4.7 acontecem a partir dessa terça-feira (24/01). Realizada na represa da hidrelétrica Três Marias, no Noroeste de Minas, o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser vai reunir, até a próxima sexta-feira, dia 27, cerca de 180 velejadores.

Vela social mostra resultados

A convite da CEMIG e em parceria também com a Prefeitura de Três Marias (MG), o Projeto Grael mantém uma unidade no lago de Três Marias, onde oferece um programa de iniciação em vela, remo e canoagem, além de cursos profissionalizantes e ambientais. O projeto local tem o nome de Versol e vem dando visibilidade ao excelente potencial náutico da região, e viabilizou a realiazação do campeonato, pela primeira vez realizado longe do litoral e em uma cidade do interior do país.

Mas, temos também outros bons motivos para comemorar. Além do ineditismo de um campeonato desta importância em Três Marias, os resultados mostram que velejadores formados em iniciativas de vela social chegaram para ficar no esporte.

Allan de Oliveira Godoy, velejador paranaense com vários resultados expressivos na vela, terminou em quarto lugar, após obter o segundo lugar em três regatas. Allan iniciou-se na vela em uma unidade do Projeto Navegar implantado no Lago de Itaipu, no oeste do Paraná e que hoje continua formando velejadores com o nome Velejar é Preciso. O Projeto Navegar foi criado por Lars Grael quando ocupou cargos de alta direção do esporte nacional no governo federal. O Projeto Navegar teve como modelo e inspiracão o Projeto Grael., também idealizado por Lars. 

A velejadora capixaba Juliétty Tesch, tem uma trajetória semelhante: oriunda de uma unidade que o Projeto Grael manteve por algum tempo em Vitória (ES), terminou em 3o lugar na categoria Feminino Sênior. Julietty é uma perseverante lutadora e já conquistou outros resultados significativos na Classe Laser.

O campeonato teve a participação também de Anderson Alves Lopes, do Projeto Versol (o Projeto Grael em Três Marias), que terminou em 86 lugar.

Nova geração da família Grael

Nicholas Grael, que saiu há pouco tempo da Classe Optimist, teve a sua estreia em Campeonatos Brasileiros da Classe Laser. Ainda se ajustando ao novo barco, mostrou bom potencial. terminando em 18o lugar e terceiro lugar na categoria sub-17 anos.

Veja mais informações em:

- Artigo de Lars Grael sobre o Campeonato de Laser em Três Marias
- Pela primeira vez MG sedia o Campeonato Brasileiro de Vela
- Campeonato Brasileiro da Classe Laser marca os 50 anos da Usina de Três Marias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.