sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Desbravando um novo mar

SEde do VERSOL, iniciativa para promover os esportes náuticos, mantido em Três Marias em parceria entre o Projeto Grael, CEMIG e Prefeitura de Três Marias.

Classe olímpica, Laser troca o litoral pelo interior e pela primeira vez campeões brasileiros serão conhecidos na represa de Três Marias, de hoje ao dia 27



Aliando a necessidade de explorar novas águas com as comemorações dos 50 anos da Usina de Três Marias, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a associação e a prefeitura local trazem pela primeira vez a um município mineiro o o Campeonato Brasileiro da Classe Laser. Na 38º edição, a competição promete reunir mais de 170 velejadores até 27 de janeiro, em Três Marias, Noroeste do estado. Entre eles, nomes como o campeão do ranking da Associação Brasileira de Classe Laser (ABCL) e favorito ao título na classe Standart, João Hackeroot, e Nicholas Grael – filho do também medalhista olímpico Lars Grael que fará sua estreia na classe 4.7 nacional.


Da represa de Guarapiranga (SP), onde o octacampeão mundial de iatismo Robert Scheidt começou a velejar aos nove anos de idade, aos lagos de Minas Gerais, os barcos da classe Laser ainda têm um longo caminho a percorrer. Bastante difundida no litoral brasileiro, a modalidade ainda é pouco explorada nos reservatórios do interior do estado, prática que tende a mudar com incentivo.

“Sempre fizemos campeonatos na costa, de Fortaleza a Porto Alegre. É muito importante difundir a vela fora desse eixo, e Três Marias tem potencial. O lago exige mais técnica, perícia e experiência do velejador porque tem pouco vento comparado com o mar”, afirma o secretário nacional da ABCL, José Carlos Reis.

Heuler Rocha, morador da cidade, também estará na disputa. Instrutor do projeto Vela, Remo, Responsabilidade Socioambiental e Lazer (Versol), coordenado pelos irmãos Grael, o iatista concilia a faculdade de engenharia ambiental e o trabalho com a vela – treina duas vezes por semana. Para ele, que também prepara guias turísticos da região, o campeonato é uma oportunidade para Três Marias se consolidar como referência na prática do esporte. “A cidade vai ficar mais conhecida, vai atrair mais turistas e velejadores. Precisamos de investimento e divulgação para usufruir o potencial turístico e desenvolver esportes náuticos.”

Entre pescadores

Nos últimos anos o município sediou o Campeonato Centro-Oeste da Classe Laser, em 2008 e 2010, e o Campeonato Mineiro da Classe Laser Standard, em 2009, além de três edições do Tiro de Canoa, competição que reunirá no fim de semana 50 pescadores profissionais. Eles disputarão o título de remador mais veloz da região.

Antes, a partir das 14h de hoje no Iate Clube Náutico Três Marias, começam as regatas da classe Radial Feminino e Masculino. As provas da categoria vão até domingo. Entre terça e sexta-feira, o Brasileiro será entre os barcos das classes Standart e 4.7. Os vencedores se classificam para os mundiais da International Laser Class Association (ILCA).
 
Fonte: Superesportes

Leia também em http://www.axelgrael.blogspot.com/2012/01/velas-ao-vento-partir-desta-quinta-em.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.