domingo, 8 de janeiro de 2012

Ex-catadora de material reciclável se torna campeã brasileira de canoagem

Renata de Jesus, 15 anos, Campeã Brasileira de Canoagem 2011.

Renata dos Anjos de Jesus, de 15 anos, conquistou os títulos de Campeã Estadual e Campeã Brasileira de Canoagem de 2011. O feito da atleta ganha uma dimensão ainda mais admirável ao se conhecer a sua história pessoal. Renata foi revelada pelo Projeto Navega São Paulo de Praia Grande e até começar a dedicar-se à canoagem ajudava no sustento de sua família catando papelão, latinhas e outros material recicláveis pelas ruas.

Atendida pelo Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), unidade do Melvi, a jovem conheceu o projeto Navega SP há seis anos, e viu na modalidade a possibilidade de um futuro melhor. Abraçou a oportunidade e com dedicação vem colecionando títulos.

O título brasileiro da categoria sênior, com atletas de 15 a 24 anos, foi conquistado em outubro, em Angra dos Reis.

"O Navega SP é uma experiência maravilhosa na minha vida. Quando comecei era tímida. Não ia para as disputas. Agora, tudo que pude conhecer, lugares como Angra, Niterói, Ilhabela, entre outros, foi através do esporte", destacou.
Graças aos títulos conquistado, a partir de janeiro de 2012 a atleta passou a ser incluida no Programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, e passará a receber uma ajuda de custos mensal de R$ 950,00 para poder se dedicar aos treinamentos.

Veja matéria da TV Tribuna sobre a bela história de Renata.

Saiba mais sobre Renata aqui.

PROJETO NAVEGA SP

O Programa Navega São Paulo foi idealizado e implantado por Lars Grael, quando ocupou o cargo de Secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, entre 2003 e 2006. Lars repetiu em São Paulo a sua experiência anterior no Governo Federal, onde foi diretor do extinto INDESP-Instituto de Desenvolvimento do Desporto e, posteriormente, o Secretário Nacional de Esportes, entre 1999 e 2002.

No Governo Federal criou o Projeto Navegar. Tanto o Projeto Navegar como o Navega São Paulo foram inspirados no Projeto Grael, iniciativa pioneira criada em 1998 por Lars Grael e Torben Grael.

Atualmente, o Projeto Navega São Paulo possui 14 núcleos e conta com patrocínio da SABESP, através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.

Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.