terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Habilitação marítima com nota 5 e sem prova prática


Com a chegada de mais um verão e o aumento do tráfego de embarcações de passeio no litoral, as autoridades marítimas fecham o cerco na fiscalização para instruir os navegantes e prevenir acidentes. No entanto, a política de retirada da carteira de habilitação parece ser um tanto quanto frouxa, pois não é necessária - para nenhuma categoria - que se realize provas práticas.

Para ser aprovado, basta o candidato apresentar atestado médico, pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 40,00 e acertar pelo menos 50% de uma prova de 40 perguntas no formato de múltipla escolha.



Além disso, na única avaliação teórica cobrada para a categoria de Arrais Amador - apto para conduzir embarcações nos limites da navegação interior - não são abordadas questões que envolvem conhecimentos sobre ventos, tábua de marés e noções de mecânica, por exemplo.

- Projeto de Lei tenta implementar exames práticos

O iatista Lars Grael, que há 13 anos perdeu uma das pernas em um acidente, acredita que esse conteúdo é fundamental para garantir a segurança de qualquer navegante em uma situação de emergência. Ele participava de uma regata quando foi atingido pela embarcação de recreio de um empresário.

"Qualquer condução de veículo automotor deve requerer habilitação e, obviamente, uma avaliação de habilidade (prova prática). Não é assim com motos, carros, tratores, ônibus, caminhão, trem e aeronaves?", indagou o medalhista olímpico em entrevista ao SRZD.

Rio Boat Show: aprovação de 90,5%

Além das provas agendadas periodicamente na Capitania dos Portos, o Rio Boat Show, maior salão náutico da América Latina que ocorre todo ano na cidade, dá a oportunidade de o visitante tirar a carteira de habilitação marítima. Só na última edição do evento, foram 248 concessões de Arrais Amador.

O índice de aprovação de 90,5% é outro ponto que sugere a vulnerabilidade da política da concessão das habilitações. As informações foram apuradas pelo SRZD junto ao Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário.

O topógrafo José Eduardo Nunes prestou o exame tradicional em junho do ano passado e contou ao SRZD que não se esforçou para conseguir a aprovação.

"Eu acho que aquele exame não presta pra nada. Algumas perguntas até são pertinentes, mas é tudo teórico e muito superficial. Eu nem olhei a apostila, fui pelo bom senso", afirmou.

Outro que não demonstrou dificuldades foi o atacante Fred, do Fluminense. Ele e outros vários jogadores do time de futebol do tricolor das Laranjeiras fizeram a prova e foram aprovados. Na ocasião, o atacante Fred postou uma foto no Twitter enquanto fazia o exame e chegou a dizer que "foi tranquilo".

Fonte: SRZD
 
Saiba mais em: Quem tem autoridade sobre as praias? Quem controla os abusos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.