sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Velas ao vento a partir desta quinta em Três Marias

Represa sedia o Campeonato Brasileiro da Classe Laser, ‘ensaio’ para pré-olímpico em fevereiro



Em busca do sonho olímpico, grandes nomes da vela nacional começam hoje a disputa do 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser, que vai até o próximo dia 27, na represa da hidrelétrica Três Marias, no Noroeste do Estado. Nos oito dias, a competição vai reunir cerca de 180 velejadores, de 13 estados do país, e classificará os primeiros colocados para o torneio pré-olímpico, que será disputado no mês que vem, em Búzios (RJ). A prova é ainda a primeira seletiva para mundiais da Associação Internacional da Classe Laser (ILCA, em inglês).


Modalidade olímpica da vela, a classe laser é a mais popular do mundo, e se diferencia das demais por ser disputada por apenas um tripulante por barco. Ela também é considerada a mais veloz dos esportes aquáticos sem motor. Dentro da classe laser, as disputas acontecem em três categorias, diferenciadas apenas pelo tamanho da vela, Standard, Radial e 4.7. Na Olimpíada, a Standard é disputada apenas pelos homens, e a Radial, apenas pelas mulheres.

No Brasileiro, as disputas serão divididas em duas partes: a primeira acontecerá de hoje até dia 22, com as provas da categoria Radial Feminino e Masculino. Entre 24 e 27 de janeiro, será a vez dos competidores das categorias Standard e 4.7. Nos oito dias estão programadas dez regatas para cada uma das três categorias. Os velejadores partirão sempre do Clube Náutico Três Marias.

Entre os destaques que disputarão um lugar no pré-olímpico organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) os nomes mais fortes são Mônica Matschinske, na Radial Feminino, e Allan Godoy, no masculino. Na categoria Standard, João Hackerott é o grande nome, enquanto na 4.7, Lucas Farina, campeão no ranking nacional da classe, e Antonio Cavalcanti Rosa, vencedor do Campeonato Brasileiro em 2011, vão brigar regata a regata pelo título. A novidade da categoria é Nicholas Grael, filho do medalhista olímpico Lars Grael, que fará sua estreia em campeonatos brasileiros.

Dirigente compara prova de vela ao futebol

Segundo o secretário da Associação Brasileira da Classe Laser (ABCL), José Carlos Reis, a niteroiense Mônica é a favorita na disputa da categoria Radial não só pelos seus resultados – medalha de ouro na segunda edição dos Jogos Sul-Americanos e campeã no ranking brasileiro –, mas porque ela já está pronta para um possível disputa olímpica.

“Se tudo correr como o esperado, a Mônica sai daqui com o título e vai para o pré-olímpico também como favorita. Mas vela é como o futebol, não tem como prever tudo. Vai que no dia da regata dá algum problema no mastro ou a vela rasga. Aí tudo vai por água abaixo”, alerta.

Na categoria mais nobre, a Standard, o favoritismo é todo do paulista João Hackerott. Medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia e campeão no ranking da ABCL, João, 22 anos, coleciona conquistas em competições nacionais e no exterior. Vindo de uma temporada de campeonatos na Europa, Hackerott chega de treinamento intenso no litoral norte de São Paulo e está pronto para mais uma disputa.

“Para mim, o Brasileiro da Classe Laser tem um grande peso. Uma vitória duas semanas antes da seletiva para as Olimpíadas é muito importante”, destaca.

Fonte: Hoje em Dia

---------------------------------
Comentário: O Projeto Grael mantém em parceria com a CEMIG uma unidade de seu programa educativo náutico e forma velejadores e investe na formação de uma cultura náutica local. A realização do Campeonato Brasileiro da Classe Laser em Três Marias - que possui um espelho d'água 2,5 vezes maior que a Baía de Guanabara e praticamente não possui barcos - é uma grande oportunidade para incluir a região no cenário náutico do país e promover o crescimento do esporte em Minas Gerais.

Saiba mais em
http://www.axelgrael.blogspot.com/2012/01/desbravando-um-novo-mar.html
http://www.axelgrael.blogspot.com/2011/12/campeonato-brasileiro-da-classe-laser.html
http://www.axelgrael.blogspot.com/2011/12/projeto-grael-forma-velejadores-em-tres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.