quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Gestão Integrada no RJ conclui implantação de sinalização

Brasília (23/02/2012) - Desde 2010, a Gestão Integrada Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim/Estação Ecológica (Esec) da Guanabara tem executado importante ação de consolidação territorial ao conceber e implantar um sistema de sinalização terrestre, fluvial e marinho para os limites das duas unidades de conservação no estado do Rio de Janeiro.


Com a conclusão dos serviços, o sistema conta com 74 estruturas de sinalização, sendo dez bóias marinhas, dez balizas fluviais, 12 placas fluviais, 40 terrestres e duas especiais de sinalização da sede. A implantação do sistema contou com recursos de compensação ambiental, de termo de ajustamento de conduta e da parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Fundo Guanabara.

O chefe da Estação Ecológica da Guanabara, Mauricio Barbosa Muniz, explica as dificuldades e a importância da sinalização: “O processo todo foi demorado. Primeiro, porque tivemos que compor recursos de várias fontes, depois pela necessidade de identificar as melhores metodologias de sinalização em ambientes peculiares, como a nossa zona marinha, os rios e o manguezal. Hoje, com o esforço de todos os funcionários e servidores temos o sistema implantado. Como estamos em região de grande expansão urbano-industrial, a sinalização é um importante passo na consolidação territorial das unidades de conservação”, destacou.

Breno Herrera, chefe da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, ressalta que "dentre os principais objetivos de uma APA está o ordenamento do uso do solo. Com nosso novo sistema de sinalização e demarcação fica muito mais claro para a população onde a APA de Guapimirim começa e termina, sinalizando as áreas com restrições para futuras construções".

Comunicação ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.