quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Professor brasileiro promove canoagem e educação na Amazônia peruana

Representante peruano ao lado do brasileiro Evaldo Malato (à direita)


Prof. Evaldo Malato percorre a rios da Floresta Amazônica no Peru promovendo a canoagem e o espírito olímpico

Evalto Malato é personagem conhecido em campeonatos de canoagem por todo o Brasil e grande parte da América do Sul. Presidente da Federação de Canoagem do Estado do Pará e um dos principais estimuladores da prática da Canoagem Tradicional no Norte do Brasil o inquieto professor Evaldo Malato partiu recentemente em mais uma jornada pela perigosa e igualmente bela Floresta Amazônica.

Com o objetivo de estimular a canoagem e procurar novos e jovens talentos da modalidade para futuras competições internacionais Evaldo Malato visita comunidades ribeirinhas na Villa Aguaytía, capital da província de Padre Abad, no Peru.

“Tentamos mostrar aos governantes de ambos os países que o investimento na canoagem, fator de enorme identidade cultural dos povos ribeirinhos amazônicos, que o esporte pode ser sim fundamental para a inclusão social dessas pessoas”, ressaltou Malato que há mais de três anos promove iniciativas semelhantes em regiões de difícil acesso no Pará e Amazonas.

Em cada visita às comunidades peruanas é grande a presença de crianças e adultos nos cursos teóricos e práticas de canoagem e tiro com arco promovidos pelo prof. Malato com o intuito de despertar nos ribeirinhos os valores olímpicos em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem por meio do presidente João Tomasini Schwertner e pelo Comitê Olímpico Peruano.

“O Governo Peruano pretende investir pesado na canoagem. O local é excelente para a prática, pois reúne em um único lugar a junção de três rios, entre eles o Amazonas. Num futuro próximo pretendo me preparar para descer daqui até Belém, entregando donativos, realizando palestras educacionais numa viagem que terá aproximadamente uns três meses”, informou Malato.

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem - Newsletter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.