quinta-feira, 29 de março de 2012

Bolsa de Valores Socioambientais é ampliada e ganha novo site


A Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA), projeto da BM&FBovespa reconhecido pela ONU e que inspirou modelos semelhantes nas Bolsas de Johanesburgo (África do Sul) e Lisboa (Portugal), terá a atuação ampliada em 2012 e lançou recentemente um novo site, com uma avançada plataforma de doação.

Com formato semelhante ao de uma bolsa de valores, a BVSA é um programa da BM&FBovespa e de suas corretoras que disponibiliza um portfólio de projetos socioambientais rigorosamente selecionados e fornece um ambiente virtual seguro, prático e transparente para doações em dinheiro. No site da iniciativa, empresas e pessoas físicas podem conhecer e escolher os projetos com os quais desejam contribuir e depois acompanhar seu andamento.

Nesta quarta-feira, 28 de março, a BM&FBovespa realizará um evento de apresentação das novidades da BVSA, que contará com as presenças de Edemir Pinto, diretor presidente da BM&FBovespa; Raymundo Magliano Filho, representando as corretoras; Jorge Chediek, coordenador residente do Sistema ONU no Brasil; e Daniela Mercury, que será oficialmente nomeada madrinha da BVSA.

Como funciona a BVSA

A partir de agora, tanto os investidores quanto as organizações podem acompanhar pelo site quanto está sendo doado para cada projeto. Os investidores também recebem relatórios periódicos sobre a organização e, após a captação integral dos recursos pleiteados, sobre a implantação do projeto.

Para ter seus projetos listados na BVSA, as organizações passam por rigoroso processo de seleção. Além disso, encerrada a captação, a BVSA monitora o uso dos recursos de forma a garantir que sejam direcionados para os objetivos previamente assumidos. É possível decidir em qual projeto investir, pesquisando por tema, área geográfica ou público beneficiado. Se preferir, também pode escolher um tema para o qual doar, ajudando assim várias organizações de uma vez.

Na área do site "Portfólio de Projetos" é possível identificar todas as iniciativas cadastradas, quais são suas metas de arrecadação e quanto foi obtido até o momento. Para doar, pessoas físicas ou jurídicas preenchem um breve cadastro, escolhem o projeto e fazem a contribuição (mínimo de R$20,00). As organizações disponíveis estão alinhadas com ao menos um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pela ONU.

Conforme o EcoD noticiou em 15 de março, a revista financeira inglesa World Finance elegeu recentemente a BM&FBovespa como Bolsa mais Sustentável da América Latina (Best Sustainable Stock Exchange 2012), por meio do prêmio Exchanges & Brokers Awards, criado em 2007 pela publicação britânica. A votação é feita pelos leitores da revista em todo o mundo.

BVSA em números:

119 projetos listados desde 2003;
R$12,1 milhões captados;
103 projetos já concluíram a captação de recursos;
16 novos projetos em captação.

- Conheça o site da BVSA -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.