segunda-feira, 19 de março de 2012

INEA lança edital para seleção de guarda-parques, medida fundamental para a estruturação das áreas protegidas do RJ

Parque Estadual da Pedra Branca.

Recebemos do André Ilha - diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA - mensagem com uma ótima notícia. Finalmente, o Governo do Estado do Rio de Janeiro vai resolver um problema estrutural que vem dificultando a gestão dos seus parques e reservas: a falta de guarda-parques.

Na semana passada, foi enfim publicado o edital (acesse aqui) para o processo de seleção pública de 220 guarda-parques para atuar em todas as unidades de conservação de proteção integral estaduais do RJ.

André Ilha escreveu:

Embora seja um concurso para contratação temporária (3 anos, renováveis por mais 2), este edital coroa uma longa luta que travamos para "emplacar" este imprescindível profissão, e só foi possível porque existe um PL em curso criando 4000 vagas definitivas no Plano de Cargos e Vencimentos do INEA. Os requisitos são segundo grau completo e idade máxima de 45 anos, e o processo seletivo consistirá de duas fases eliminatórias (prova objetiva de Português e conhecimentos específicos, como SNUC e outras normas legais, e teste de aptidão física) e uma classificatória, onde pontuarão favoravelmente cursos em diversas áreas, como línguas estrangeiras, cursos ligados a esportes de aventura, primeiros socorros, brigadistas de incêndio, mecânica de veículos e embarcações etc. etc.

O dirigente do INEA falou ainda da preparação que os novos profissionais receberão para o bom exercício da missão que lhes espera:

E o curso de formação que estamos preprarando é de dois meses cheios, para que só entrem em ação depois de muito bem treinados e imbuídos do espírito que queremos passar para implantar, definitivamente, esta filosofia de proteção de nossas UCs e de sua interação com visitantes, moradores e pesquisadores.

Parabens ao André Ilha e a toda a equipe do INEA. Os guarda-parques serão muito bem vindos.

Axel Grael

------------------------------------------
Atenção: acesse o Edital aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.