domingo, 1 de abril de 2012

Cedae anuncia: Praia da Bica ficará limpa

Praia da Bica - Pintura de Albano Agner de Carvalho ( 1899 – 1992 ) - reprodução. Imagem obtida no blog Rio que mora no mar.
Os domingos de sol serão também de banho de mar na Ilha. É o que promete a Cedae para a Praia da Bica. Segundo o cronograma da empresa, ao longo de 36 meses, o mar estará cada vez mais próprio para banho, até ficar totalmente despoluído. Para que isso seja possível, a companhia vai reformar as elevatórias de esgoto da Praia da Bica, do Zumbi e de Paranapuã. Além disso, será construída uma nova rede de esgotos, de 20 quilômetros de extensão, na região no Jardim Guanabara. A Rio-Águas também instalará uma canalização para levar a água da chuva que desemboca diretamente nas areias - e que cria oito línguas negras na Praia da Bica - para a Estação de Tratamento da Ilha do Governador (Etig).

- Posso dizer que, durante esses 36 meses, a população da Ilha terá a praia própria para banho por mais tempo. Hoje ela só fica balneável poucos dias por ano - afirma Wagner Victer, presidente da Cedae.

Segundo Victer, a reforma das três elevatórias de esgoto será ampla.

- Vamos trocar todos equipamentos mecânicos, como bombas e painéis de operação, que são da década de 50. Com isso, a manutenção das máquinas será muito mais barata e afastaremos totalmente o risco de paralisação das elevatórias. Quando isso acontece, o esgoto é jogado sem tratamento na praia - explica o presidente da Cedae.

A despoluição da Praia da Bica faz parte do programa Sena Limpa, coordenado pela Secretaria estadual de Ambiente. O projeto ganhou esse nome porque tem como meta resolver o problema em seis praias do Rio: Ipanema, Leblon, São Conrado, Urca, Bica e Leme. Mas, de acordo com Victer, o caso da Ilha é o mais grave.

- O grande desafio na Praia da Bica é eliminar as ligações de esgoto clandestinas na rede de águas pluviais. Esse é um trabalho difícil, mas já começamos a fazê-lo. Eliminamos algumas delas e estamos multando empresas e condomínios que cometem essas irregularidades - informa o presidente da Cedae.

Outro ponto complexo no trabalho de despoluição da Praia da Bica é a qualidade da água da Baía de Guanabara. Mas, segundo Victer, a baía está cada vez mais limpa.

- Estudos do Instituto Estadual do Ambiente vêm provando que a Baía de Guanabara está com a água mais limpa dos últimos 30 anos. Em 2007, quando assumi a Cedae, eram despejados dois mil litros de esgoto tratado por segundo na baía. Hoje, subimos essa marca para seis mil e, em 2014, chegaremos a 14 mil - promete.
 
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.