quinta-feira, 7 de junho de 2012

Muita emoção na entrega da Medalha Pedro Ernesto a Axel Grael



A emoção marcou a entrega do conjunto de medalhas Pedro Ernesto ao socioambientalista e engenheiro florestal Axel Schimidt Grael na Câmara de Vereadores do Rio. De autoria do vereador Dr. Edison da Creatinina, líder do Partido Verde na câmara, a cerimônia aconteceu no início da noite de terça-feira, 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Dr. Edison da Creatinina salientou que a indicação do nome de Axel para receber a homenagem foi uma unanimidade entre os ambientalistas históricos que integram seu gabinete. A escolha aconteceu depois da palestra que o ambientalista fez na casa no Dia da Água.

“Ao ouvir os depoimentos dos integrantes da mesa, tenho certeza que nossa escolha não poderia ter sido mais acertada: todos ressaltaram sua honestidade, sua ética, o fato de ser workaholic (trabalhador compulsivo)”, enumerou o vereador, acrescentando que ficará muito satisfeito se todos o virem como olham Axel.

Gerente do Projeto Grael, a esposa de Axel, Christa Grael, em vários momentos ficou com a voz embargada. “Participei de todos os eventos que os colegas aqui da mesa enumeraram. Estamos juntos há 26 anos e confirmo a informação da Dionê Castro: cheguei a falar com ela que precisavam diminuir o ritmo de trabalho, porque Axel ficava na Feema até de madrugada”, lembrou.

Christa disse que assumiu a gerência do Projeto Grael em 2008 e que está feliz por poder ajudar ao próximo através desse trabalho “atendemos 800 alunos da rede pública de ensino de Niterói e o mesmo número de estudantes na cidade de Três Marias, Minas Gerais”.

Participaram da mesa também Dionê Castro, chefe de Gabinete na gestão de Axel Grael como presidente da FEEMA (1999-2000) e vice-presidente da FEEMA na segunda gestão (2007-2008), a promotora da área de Meio Ambiente Rosani Cunha, Dora Hees Negreiros, presidente do Instituto Baía da Guanabara, Ronald Hees, representante do Comitê Rio de Janeiro-Maryland da organização Companheiros das Américas.

Todos os integrantes a mesa faziam parte da história de Axel. Dora Hees, por exemplo, já trabalhava na extinta Feema quando o jovem ambientalista, com 17 anos, foi reclamar providências da Fundação para impedir que as oito fábricas de sardinha localizadas em Niterói continuassem a derramar óleo na Baía de Guanabara. Insatisfeito com a falta de ação do poder público, ele lembrou a mobilização que liderou juntando 100 barcos na costa de Niterói para chamar a atenção para o fato.

Ronald Hees, representando Benno Sander, presidente do Comitê Rio de Janeiro-Maryland da organização Companheiros das Américas, salientou a importância de Axel Grael para o aumento do intercâmbio educacional, cultural e ambiental entre o Estado do Rio de Janeiro e o Estado de Maryland, nos EUA. Axel atualmente é vice-presidente do Comitê.

Os irmãos Torben e Lars Grael não puderam participar. Torben embarcou para a Suécia e Lars estava em Brasília. Mas a sogra Renata Vogel e a cunhada Heidi Vogel, além de duas primas de Axel, Mayla e Mayren, estavam presentes. A deputada estadual Aspásia Camargo justificou a ausência e mandou seu assessor, o velejador Murilo Novaes.

Algumas pessoas subiram à tribuna para dar depoimentos sobre Axel. O professor e engenheiro agrônomo Alceo Magnani, responsável pela criação do primeiro código florestal brasileiro, mexeu com o público ao fazer uma série de elogios ao homenageado e desejar longa vida e muito trabalho ao seu ex-estagiário na Feema.

O assistente social Odenilson Argolo continuou a emocionar a assistência ao relatar sua trajetória e sua participação no Projeto Grael. "Trabalho no Projeto Grael e o instituto faz parte de minha vida. Axel é uma pessoa que nos dá autonomia para trabalhar e cada núcleo do projeto é uma semente plantada em Niterói e no Brasil". Todos foram demoradamente aplaudidos, mas ninguém tanto tempo quanto o homenageado. Muitos o aplaudiram de pé.
 
Fonte: site do vereador Dr. Edison da Creatinina





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.