domingo, 3 de junho de 2012

Projeto Grael promove evento no Plaza Shopping (Niterói)

Alunos do Projeto Grael preparados para velejar aguardam o momento de ir a bordo. Foto acervo do Projeto Grael

Evento – gratuito – é em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Nos dias 5 e 6 de junho, o Projeto Grael, em parceria com o Plaza Shopping, promove uma Oficina de Nós – gratuita – com cabos reutilizados. Cada participante poderá levar para casa o seu produto final, feito na hora. O objetivo é chamar a atenção para a sustentabilidade e os cuidados com o Meio Ambiente. O evento será realizado das 14h às 20h, no 3º piso, próximo à área do cinema. A programação contará com a resença de instrutores e alunos do Projeto Grael, num cenário produzido pela equipe do Plaza Shopping especialmente para o tema.

Além da oficina de nós, haverá a exposição de um Optimist, barco-escola do Projeto Grael, ideal para crianças a partir de nove anos.

O público também terá a oportunidade de conhecer miniaturas de barcos feitos de madeira reutilizada, produzidos pelos próprios alunos do Projeto Grael. Também estarão em exposição alguns banners relativos ao Programa Ambiental do Projeto Grael, composto de projetos com o foco na Baía de Guanabara. Adicionalmente, os visitantes também poderão assistir a um vídeo institucional com depoimentos dos velejadores Lars e Torben Grael.

Projeto Grael e o Plaza Shopping

O Plaza Shopping está na origem do Projeto Grael. Em 1988, pouco dias após o término dos Jogos Olímpicos de Seul (Coreia), Dickson Grael, pai dos velejadores Axel, Torben e Lars Grael, com a ajuda de Axel, organizou um grande evento na praça central do Plaza Shopping para comemorar as medalhas de bronze conquistadas por Torben (Star) e Lars (Tornado).

Com o objetivo de levar os barcos para perto das pessoas, armamos um barco de cada classe olímpica (com mastro, vela, etc), além dos barcos mais populares na época, como Laser (não era olímpico ainda) e um Optimist. A grande sensação foi um barco da classe Star pendurado no teto de vidro do shopping. Ficou lindo e foi muito marcante!

Daquele evento surgiu a sementinha do conceito de se desenvolver um projeto social em torno da vela, posteriormente formulados e colocados em prática por Lars e Torben.
 
Saiba mais sobre o Projeto Grael

A ideia de criar o Projeto Grael partiu dos velejadores Torben e Lars e Marcelo Ferreira, quando retornaram com suas respectivas medalhas olímpicas dos Jogos de Atlanta (1996). Naquele ano, Torben e Marcelo conquistaram a medalha de ouro na Classe Star e Lars e Kiko Pelicano voltaram ao Brasil com a medalha de bronze na classe Tornado. O pensamento inicial do projeto era criar uma escola de vela para crianças de comunidades de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, com o objetivo de incluir o indivíduo na sociedade através do esporte e, também, desmistificar que a vela é uma atividade elitista.

Desde a sua fundação, em 1998, mais de doze mil jovens passaram pelos diferentes cursos oferecidos pelo Projeto Grael – todos gratuitos – voltados para estudantes de nove a 24 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio em escolas públicas. Atualmente, o Projeto oferece 10 cursos, divididos entre Iniciação Esportiva, Profissionalizante e Educação Complementar, a qual inclui todo o Programa Ambiental. Os dados estatísticos mostram que 27% dos alunos obtêm emprego com ajuda do Projeto Grael.

A iniciativa, que completa 14 anos em agosto, já conquistou reconhecimento internacional com prêmios e chancelas recebidas de instituições, como a Federação Internacional de Vela (Isaf), a Unesco, dentre outras.

O atual presidente do Projeto Grael é o velejador medalhista olímpico Torben Grael.

-----------------------------
Saiba mais sobre as iniciativas ambientais do Projeto Grael:
- Projeto Baía de Guanabara
- Projeto Águas Limpas
- Gincana Ecológica do Projeto Grael
- Equipe do Projeto Grael registra um lobo marinho na Baía de Guanabara
-----------------------------
Mais informações:

Projeto Grael: http://www.projetograel.org.br/
Mariane Thamsten (21) 8227-6713
marianethamsten@projetograel.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.