sábado, 5 de janeiro de 2013

Novo portal do PNUMA destaca importância do armazenamento do carbono por ecossistemas costeiros


Com o intuito de mostrar o papel dos ecossistemas costeiros no combate à mudança climática, o Portal Carbono Azul vem ressaltar que manguezais, algas marinhas e pântanos conseguem capturar uma quantidade significativa de carbono da atmosfera. O site, em inglês, foi lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no dia 19 de dezembro, para garantir que esses ecossistemas continuem a armazenar carbono, além de ampliar o conhecimento sobre esses habitats.

O PNUMA alerta para a intensa degradação desses ecossistemas, observando que mais da metade dos manguezais do mundo desapareceram e houve redução de 30% dos campos de algas marinhas nos últimos 100 anos, além de que o potencial desses habitats para combate às mudanças climáticas é negligenciado. A agência da ONU para o meio ambiente lembra que os ecossistemas de carbono azul tem um papel crítico nas economias locais, já que fornecem às comunidades costeiras serviços e recursos como a pesca, a proteção das margens, o apoio ao turismo e a conservação da biodiversidade marinha. O Portal Carbono Azul também divulga inciativas mundiais, promove discussões, divulga projetos na área de carbono azul e calendário de eventos.  


Fonte: ONU-BR

Um comentário:

  1. Fico impressionado como restingas e manguezais são destruídos para dar lugar a áreas urbanas. O mangue é o berçário do mar e a restinga além de abrigar um bioma rico, serve para evitar que o mar avance continente a dentro. Claro que essa irresponsabilidade vai gerar grandes prejuízos.
    Jorge Carvalho

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.