terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Niterói ganhará uma Estação Meteorológica

A Prefeitura Municipal de Niterói está concluindo a implantação de uma Estação Meteorológica no Parque das Águas, no Centro da cidade. É a primeira de uma rede de estações que a Prefeitura pretende instalar para aperfeiçoar o sistema de monitoramento climático e aperfeiçoamento do sistema de defesa civil de Niterói. A Defesa Civil, que operará a estação, prevê ainda a implantação de pelo menos mais duas estações, sendo uma na Região Oceânica e outra na região de Pendotiba.

A rede meteorológica será complementada também por uma Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar, que pretende-se implantar em parceria com o INEA, para que se integre ao sistema metropolitano de monitoramento da qualidade do ar.

Axel Grael



Estação conta com sensores de chuva e vento

Serviço de meteorologia fica mais preciso para o município de Niterói

A cidade de Niterói deverá contar, a partir desta terça-feira, com sua primeira estação meteorológica, que recolherá dados climáticos para servirem de base para emissão de alertas meteorológicos. O espaço será implantado no Parque das Águas e contará com sensores de chuva, temperatura, vento e umidade, atendendo todos os padrões exigidos pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

De acordo com a Prefeitura de Niterói, a estação possui um raio de alcance de dez quilômetros e os dados captados para análise serão encaminhados diretamente para um computador para decodificação das informações. O projeto não terá custo para o Município, pois foi viabilizado através de uma parceria com o Sistema de Meteorologia do Estado do Rio (Simerj), da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sesdec).

Por sua vez, a Sesdec esclareceu que uma antena fará a coleta para avaliação do tempo meteorológico. “O projeto vai, inicialmente, funcionar em caráter experimental, com o objetivo de auxiliar o monitoramento das condições climáticas pela Defesa Civil do Estado”, detalhou o órgão.

População niteroiense otimista quanto ao novo serviço- O anúncio da chegada de uma estação meteorológica foi comemorado pela população. “É importante termos as previsões climáticas para evitarmos tragédias como a ocorrida no Morro do Bumba, em abril de 2010”, disse o estudante Marcelo Ferreira, de 26 anos. Para o comerciante Reinaldo Lopes, de 43 anos, o espaço também será eficiente para a prevenção contra ondas de calor. “O sol está castigando, há lugares marcando 43ºC, saber disso com antecedência será muito bom”, afirmou.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.