sexta-feira, 12 de abril de 2013

Prefeitura de Niterói apresenta à Rio 2016 plano de integração da cidade às Olimpíadas


Com o prefeito Rodrigo Neves, estiveram na reunião com Carlos Nuzman e os dirigentes da Rio 2016, atletas de Niterói como Bruno Souza, Torben Grael e Marcelo Ferreira.

Objetivo é se integrar ao legado da olimpíada e atrair delegações, turistas, investimentos e competições para a cidade

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o vice-prefeito da cidade, Axel Grael, apresentaram na manhã desta sexta-feira (12.4), ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o Plano de Integração de Niterói aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

No encontro, realizado na sede do Comitê Rio 2016, na Cidade Nova, Rodrigo Neves, Axel Grael, acompanhados do secretário de Esportes de Niterói, Marcelo Ferreira, do Coordenador de Acessibilidade da cidade, João Carvalho, e do presidente da Niterói Turismo e Lazer (Neltur), Paulo Freitas, fizeram uma exposição das oportunidades que Niterói apresenta para se integrar ao legado olímpico do Rio.

De acordo com Rodrigo Neves, graças à sua geografia e à proximidade com a capital do estado, Niterói é a opção ideal para recepcionar delegações nacionais e estrangeiras, aclimatar esportistas, sediar provas de algumas modalidades e, também, receber turistas. Para isso, foi criado um grupo, coordenado pelo vice-prefeito Axel Grael, que vem trabalhando na busca de investimentos e parcerias para a cidade, além de identificar áreas onde deverão ser feitos esses investimentos.

De acordo com o vice-prefeito, Niterói apresenta excelentes condições para receber equipes de remo, vela e rúgbi, não só para aclimatação, mas também para a realização de provas, além de algumas competições indoor, como judô, badminton e ginástica olímpica.

Axel Grael informou ao presidente do comitê olímpico que já há delegações da vela negociando sua permanência em Niterói antes e durante a Rio 2016, como Japão, Itália, Noruega, Suécia, Irlanda e Nova Zelândia.

Para tornar realidade essa negociação, uma das propostas apresentadas pelo Secretário de Esportes Marcelo Ferreira é a construção de uma estrutura modular provisória, em frente ao Clube Naval, em Charitas, e que será batizada de Vila Náutica de Niterói. Todo o custo da implantação da vila ficará a cargo das próprias delegações que se estabelecerem no município.

Mas para se integrar ao legado olímpico, não basta receber delegações. É preciso investir em melhorias na infraestrutura da cidade. Neste aspecto, alguns pontos são considerados fundamentais pelo prefeito Rodrigo Neves: revitalização do Centro; melhoria da mobilidade urbana; e aumento da capacidade hoteleira.

Para a revitalização do Centro, Rodrigo Neves informa já ter lançado um edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), para que empresas elaborem um plano para a região. Ao mesmo tempo, Rodrigo Neves revela que a construção da TransOceânica e as obras de ampliação da estação das barcas de Charitas vão melhorar a mobilidade urbana de Niterói. Em relação à oferta de vagas em hotéis, o prefeito explica que o Rio de Janeiro precisa de 20 mil quartos para acomodar esportistas e turistas. De olho nas oportunidades para Niterói, o prefeito embarca na próxima semana para Portugal, onde vai buscar investimentos estrangeiros de redes hoteleiras para ampliar a capacidade da cidade.

“Sabemos que o Rio não comporta esse volume e temos uma oportunidade muito boa para melhorarmos a rede hoteleira de nossa cidade e receber milhares de turistas antes, durante e depois dos Jogos”, afirma o prefeito.

Nuzman afirmou que Niterói terá todo o apoio necessário da instituição para viabilizar seus projetos visando a olimpíada. O presidente do COB destacou dois diretores da entidade para debater os projetos e auxiliar o grupo de trabalho de Niterói na busca de soluções que permitam à cidade se integrar ao legado olímpico:

“Niterói tem uma grande importância nesse cenário e nós vamos trabalhar juntos para que a cidade torne realidade esses projetos”, disse Nuzman.

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói

Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.