quarta-feira, 26 de junho de 2013

Rodrigo Neves apresenta a movimentos sociais projetos na área de mobilidade urbana, saúde, educação e agenda de transparência e participação





Em encontro com representantes de movimentos sociais, trabalhadores e estudantes, Rodrigo Neves assumiu compromisso de transparência em seu governo, participação direta da sociedade nas discussões sobre a cidade e criar estatuto para jovens

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu na manhã desta quarta-feira (26/6) com vários segmentos da sociedade civil da cidade, como estudantes, trabalhadores e integrantes de movimentos sociais, quando ouviu reivindicações e apresentou propostas para a população.

Segundo o prefeito, um dos compromissos assumidos é a maior participação da sociedade na discussão sobre os rumos da cidade. E para isso, serão criados fóruns de participação direta presencial e virtual. O programa Niterói +20 realizará seis congressos nos próximos meses onde serão debatidas questões sobre a saúde, infraestrutura, mobilidade urbana, entre outros, e haverá também debates na Região Oceânica de Niterói.

"Nosso objetivo é construir em diálogo com a sociedade, um novo modelo de gestão. Os cidadãos têm que ter participação direta nos debates sobre os rumos da cidade", afirmou Rodrigo Neves.
Outro compromisso assumido é em relação a transparência na administração pública. O prefeito afirmou que a Ouvidoria da Prefeitura ficará encarregada de prestar aos cidadãos todas as informações previstas pela Lei de Acesso às Informações.

Sobre esse assunto, o prefeito pediu ainda que o vice-prefeito Axel Grael, a secretária-executiva, Maria Célia Vasconcelos e a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Patrícia Audi, iniciem entendimentos para a criação de um Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, uma das principais reivindicações apresentadas na reunião. O prefeito lembrou que Niterói foi a primeira cidade da região metropolitana fluminense a aderir ao programa Brasil Transparente da Controladoria Geral da União (CGU).

Rodrigo Neves também anunciou propostas para os setores de transporte e mobilidade urbana. Uma delas é a criação de um Conselho Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana que, segundo ele, poderá discutir assuntos como o passe livre para os estudantes.



A outra medida é garantir o subsídio para o sistema de transportes com os recursos adicionais arrecadados com a cobrança da dívida ativa, principamente aos grandes devedores que, há anos, deixaram de pagar os impostos na cidade. Segundo o prefeito, isso possibilitará que a Prefeitura não comprometa os investimentos nas áreas de saúde e educação.

Para a mobilidade urbana, o prefeito anunciou durante a reunião o início dos estudos para a implantação do sistema VLT, que vai ligar Charitas ao Centro, e será interligado com o BRT Transoceânica.

"Esse sistema novo, do VLT, vai mudar o paradigma de mobilidade urbana da cidade. Ele vai superar essa matriz rodoviarista por um modelo mais sustentável de transporte coletivo", afirmou.

Rodrigo Neves também anunciou na reunião que encaminhará à Câmara Municipal uma proposta de criação do Estatuto Municipal da Juventude, uma iniciativa que vai contemplar várias ações em prol dos jovens nas áreas de cultura, inclusão positiva, esportes, educação, saúde e lazer. Além disso, de acordo com o prefeito, a cidade vai promover no segundo mestre a Conferência Municipal da Juventude quando os jovens poderão debater o futuro da cidade.

O prefeito falou na reunião sobre os investimentos na área de saúde, destacando que, nos próximos quatro anos, a população mais pobre da cidade estará 100% coberta com o programa Saúde da Família.

Para a área de educação, Rodrigo Neves reforçou para os segmentos presentes na reunião a implantação do programa "Mais Infância" que será responsável pela construção de 20 novas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) até 2016.

Rodrigo Neves disse ter considerado a reunião com os segmentos da sociedade civil muito positiva. Ele lembrou que, quando foi realizado o primeiro protesto em Niterói, há cerca de duas semanas, instituiu uma comissão da Prefeitura para dialogar com representantes das mobilizações sociais e que o encontro desta quarta-feira é uma continuidade deste diálogo.

"Acho que essas mobilizações nas ruas foram extraordinárias. A sociedade brasileira, a partir destas mobilizações, conseguiu mudar o rumo das coisas. Não é a toa que o Congresso Nacional enterrou a PEC37. Essas mobilizações precisam ocorrer em clima pacífico, ordeiro, civilizado sem arruaças ou badernas. O Brasil mudou nos últimos 20 dias", disse.

Participaram da reunião com o prefeito representantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Universidade Federal Fluminense (UFF), CUT (Central Única dos Trabalhadores), sindicatos dos Bancários, dos Vigilantes, dos Rodoviários e dos Metalúrgicos, Federação dos Petroleiros, Niterói Como Vamos, Observatório Social de Niterói, Cidadania Gay, Fórum de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana, Grupo Sete Cores, Cidadania em Movimento, Grupo Diversidade Niterói, UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), UEES (União Estadual dos Estudantes Secundaristas), Conselho Comunitário da Orla da Baía de Niterói (CCOB), Famnit (Federação das Associações de Moradores de Niterói), Comissão da Verdade, Fórum de Transparência e Controle Social, entre outros.

Fotos: Janaína Gouvea

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.