domingo, 16 de junho de 2013

Transparência pública: o exemplo do governo do estado do RS

Buscando as melhores ferramentas para a gestão de projetos e transparência

Como vice-prefeito de Niterói e coordenador do EGP-Nit, o recém-criado Escritório de Gestão de Projetos de Niterói, tenho buscado experiências, tecnologias e programas que aperfeiçoem a gestão de projetos e permitam que a população de Niterói também acompanhe o avanço das obras na cidade.

Na semana que passou, visitei o Palácio Piratini, sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, para conhecer as ferramentas de gestão de projetos e os que permitem o acompanhamento público das obras e dos programas em execução pela administração.

Fui recebido pelo secretário-geral do Governo, Vinicius Wu, e visitei a Sala de Situação, onde o governador pode acompanhar a situação da execução de todos os seus projetos prioritários e estratégicos, tomando decisões gerenciais para o seu desenvolvimento.

Tive também a oportunidade de participar do evento em que o governador Tarso Genro fez o lançamento do programa "De olho nas obras", que permite ao público acompanhar e interagir com o governo emitindo as suas opiniões e ajudando a fiscalizar as obras.

A experiência gaúcha na área é reconhecida internacionalmente e considerada uma das mais avançadas no Brasil e no mundo.

Os dirigentes gaúchos ofereceram ajuda para a adaptação da experiência a Niterói.

Axel Grael

----------------------------------------------------




Gabinete Digital lança ferramenta para o monitoramento público das obras

Uma combinação de transparência, participação e dados abertos caracteriza a ferramenta “De Olho nas Obras”, lançada nesta quinta-feira (13) no Palácio Piratini, em evento que também marcou o aniversário de dois anos do Gabinete Digital. A interface permite o monitoramento colaborativo, pela internet, das obras do Governo do Estado. Na prática, é a possibilidade de os cidadãos gaúchos fiscalizarem o andamento das obras e terem acesso às mesmas informações geridas pelo sistema interno de acompanhamento. A ferramenta pode ser acessada pelo endereço gabinetedigital.rs.gov.br/monitore ou por meio de QR-Codes colocados próximo às obras monitoradas.

“Trata-se de uma obsessão pela transparência, pela participação da cidadania e por nos submetermos ao crivo da sociedade”, afirmou o governador Tarso Genro. Para ele, é uma forma de abrir o Estado e aproximá-lo do cidadão, de forma a fortalecer seu caráter público e democrático.

O coordenador do Gabinete Digital e Secretário-Geral de Governo, Vinícius Wu, apresentou ao público presencial e online a ferramenta e sua concepção. A criação de “De Olho nas Obras”, afirmou, marca uma nova fase na política de participação levada a cabo pelo Gabinete Digital. Ao contrário de outras iniciativas de acesso à informação, geralmente complicadas e pouco interativas, esta é simples, direta e objetiva, facilitando a interação e otenção dos dados procurados. “Não existe paralelo no Brasil e dificilmente encontraremos algo parecido no mundo”, garantiu.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

-----------------------------
Conheça a Sistemática de Monitoramento Estratégico, da Secretaria-Geral de Governo do Rio Grande do Sul

Um comentário:

  1. Mas o povo só fiscaliza obras publicas ? Deveria ser convidado a monitorar a destinação dos recursos provenientes dos altos impostos que paga!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.