quarta-feira, 3 de julho de 2013

BID lança Chamada de Propostas para promoção de Bens Públicos Regionais na América Latina e no Caribe



O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou a Chamada 2013 da Iniciativa para a Promoção de Bens Públicos Regionais na América Latina e Caribe (ALC), baseado na premissa de que os países da região compartem desafios e oportunidades de desenvolvimento que podem ser abordados ou explorados de forma mais eficaz e eficiente através da cooperação regional.

Em 2013, a Iniciativa vai proporcionar até $10 milhões de dólares em financiamento não reembolsável para custear bens públicos regionais (BPRs) que sejam produzidos coletivamente por um grupo de países membros mutuários do BID. Embora a Iniciativa esteja aberta à promoção de BPRs em qualquer área de desenvolvimento coberta pelo BID, o alinhamento com as prioridades operativas do BID é um critério de seleção. Os outros dois critérios são o valor acrescentado de um enfoque regional (vs. nacional) para enfrentar um desafio ou uma oportunidade para o desenvolvimento, e a perspectiva de sustentar os benefícios da ação coletiva regional além do apoio da Iniciativa.

A Iniciativa é o instrumento mais importante de financiamento não reembolsável do Banco para apoiar a cooperação intra-regional e o desenho coletivo de soluções de desenvolvimento na ALC. A demanda pelos recursos da Iniciativa intensificou-se em paralelo com a crescente importância da Cooperação Sul-Sul multilateral ou bilateral (CSS) na agenda de desenvolvimento da maioria dos países da ALC. O interesse na CSS entre os países membros mutuários do Banco reflete o fato de que a região é uma fonte de soluções inovadoras de desenvolvimento que podem ser compartilhadas e replicadas por outros países da ALC e de outras regiões do mundo em desenvolvimento.

O BID tem um compromisso histórico com seus países membros mutuários para promover a cooperação funcional e a promoção de BPRs. A Estratégia Setorial de Apoio à Integração Competitiva Global e Regional na ALC de 2011 reafirma a importância da cooperação intra-regional como um corolário da integração econômica e como "elo perdido" que muitas vezes permite aos países realizar plenamente os benefícios da integração econômica.

Mais informações sobre a Chamada estão disponíveis aqui. Todas as propostas devem ser apresentadas através do portal eletrônico, de acordo com os Procedimentos da Chamada antes das 23:59 (horário da costa leste dos Estados Unidos da América) do dia 15 de agosto de 2013.

Fonte: BID  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.