domingo, 7 de julho de 2013

Câmara terá audiência pública sobre projeto de revitalização do Centro



Redes elétricas, de comunicação e de transmissão de dados serão enterradas.


Ruas revitalizadas.

Nesta terça, secretários darão explicações e ouvirão opiniões sobre projeto para área central da cidade. São Lourenço, Gragoatá e São Domingos também serão beneficiados


A Câmara de Vereadores de Niterói realiza nesta terça-feira, às 18h, a primeira das duas audiências para discussão da mensagem do prefeito Rodrigo Neves, que prevê instituir operações urbanas consorciadas para revitalizar a área central da cidade. A audiência será aberta à população e acontece no plenário Brígido Tinoco, além de ser presidida pelo vereador Beto da Pipa, titular da Comissão de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos, Transportes e Trânsito.

O projeto do executivo de Niterói promete dar nova cara ao Centro da cidade, envolvendo também os bairros de São Lourenço, Gragoatá, São Domingos e Boa Viagem, além da Ponta da Areia, São Lourenço e Bairro de Fátima. Pela iniciativa a Prefeitura pretende captar junto ao mercado cerca de R$1 bilhão para investimentos em obras de infraestrutura e urbanização de toda a área, com a emissão de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), uma espécie de papel-moeda que dará ao investidor a possibilidade de construir acima dos parâmetros urbanísticos atuais em áreas predeterminadas pela Prefeitura.

As Cepacs permitiriam, por exemplo, a construção de edifícios de até 40 andares em áreas próximas à Praça Arariboia. Os recursos provenientes desta venda serão exclusivamente aplicados na realização das obras urbanísticas no perímetro do projeto, que inclui o Centro, Morro do Estado, Gragoatá, São Lourenço e Ponta da Areia.

A renovação do Centro também prevê a realocação das redes de energia, telefonia, água e esgoto e o corredor verde com a remodelação paisagística da cidade, com ruas mais arborizadas. As ruas da cidade, pelo projeto, serão qualificadas e remodeladas permitindo melhor uso do espaço público.

A modernização deve beneficiar outros setores da cidade, contribuindo diretamente na vida dos moradores da cidade. A secretária municipal de Urbanismo, Verena Andreatta, ressalta ainda que o projeto também prevê maior integração urbana com o Caminho Niemeyer, instalação de ciclovias, recuperação de praças, construção da “Esplanada Arariboia” e uma marina pública, potencializando a vocação turística da região.

Para a audiência pública estão sendo aguardados o procurador geral do Município, Carlos Raposo, a secretária de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta, o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Daniel Marques, o secretário de Fazenda, César Barbiero, o secretário de Obras e Infraestrtura, Domício Mascarenhas e a secretária de Serviços Públicos e Conservação, Dayse Monassa. Também foi convidado o Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e de Defesa do Meio Ambiente de Niterói. A audiência é aberta a todos que poderão se inscrever para fazer perguntas e manifestar opiniões.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.