quinta-feira, 11 de julho de 2013

Praça da Cantareira recebe internet gratuita pelo programa Niterói Digital



O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, lançaram nesta quarta-feira (10/07) o primeiro ponto de iluminação virtual do programa Niterói Digital, na Praça Leoni Ramos – a Cantareira, em São Domingos.

A partir de hoje, a localidade conta com acesso gratuito à internet pelo sistema wi-fi. Até 17h, foram registrados 700 acessos ao sistema, que tem velocidade de 150 megabytes (MB). A internet funciona em um raio de até 500 metros.

“Estou lembrando meus tempos de estudante da UFF. Com a internet gratuita, todo o entorno da praça está conectado. Os moradores, os alunos e visitantes podem acessar a internet para lazer ou estudo”, afirmou Rodrigo Neves, ao testar a novidade em um banco da praça.

O próximo ponto contemplado pela internet gratuita será a Praça Getúlio Vargas (em frente ao prédio da Reitoria da UFF), em Icaraí. Até o fim do ano, a Praça da Boa Viagem, o Horto do Fonseca, o Campo de São Bento e o Parque Palmir Silva, no Barreto, também serão contemplados com a iluminação virtual. A iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal Fluminense (UFF). O sistema wi-fi está ligado ao cabeamento de fibra ótica da Rede Metropolitana de Niterói (MetroNit), coordenada pela universidade.

“A parceria com a UFF foi fundamental para realizarmos esta ação, que é uma das propostas do Niterói Digital. Queremos democratizar o acesso à informação e à comunicação para todos os niteroienses. No caso da internet gratuita, a intenção é conectar os parques, praças e a orla da cidade à rede”, lembrou o secretário Waldeck Carneiro.

Próximos pontos a serem contemplados pela internet gratuita: a Praça Getúlio Vargas (em frente ao prédio da Reitoria da UFF), em Icaraí. Até o fim do ano, a Praça da Boa Viagem, o Horto do Fonseca, o Campo de São Bento e o Parque Palmir Silva, no Barreto, também serão contemplados com a iluminação virtual. A iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Durante a cerimônia, o prefeito Rodrigo Neves também falou sobre o portal “A Niterói que Queremos”, que será lançado no início de agosto e será um espaço para a participação da população em debates e no planejamento para os próximos anos do município. Além do espaço virtual, o projeto contará com seis fóruns presenciais espalhados pela cidade.

“O acesso gratuito à internet vai facilitar a participação de mais pessoas nos debates, que vão ajudar a traçar os rumos de Niterói. Esse é um projeto que tem tudo a ver com a nossa cidade. Nós somos o município mais conectado do Estado do Rio de Janeiro. Com a iluminação virtual, vamos ampliar ainda mais a possibilidade de acesso à rede”, concluiu o prefeito.




Niterói Digital

Lançado em junho, o programa Niterói Digital visa democratizar o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação pelo conjunto da população, especialmente em regiões e bairros populares da cidade. O projeto prevê investimentos de R$ 10,2 milhões em uma parceria entre a Prefeitura e os governos estadual e federal.

Pelo Niterói Digital, haverá a ampliação da velocidade de conexão da Internet nas escolas e implantação de rede wi-fi. Outra iniciativa do programa será a reativação de 20 telecentros até 2016. Nestes telecentros, serão realizados cursos de informática, oficinas (blog, redes sociais, fotografia, edição de vídeo, entre outros), acesso livre à Internet e cursos ao vivo via satélite (idiomas, qualificação profissional, entre outros).

O Niterói Digital contemplará também a implantação de novas bibliotecas virtuais na cidade, como a que já existe no Caminho Niemeyer, e a criação de um Núcleo de Produção Digital, que viabilizará a formação e aprimoramento de técnicos profissionais da educação e estudantes nas tecnologias audiovisuais.

Outro destaque do programa será a implantação de um centro de recondicionamento de computadores. Esses equipamentos serão doados às escolas, telecentros, bibliotecas e pessoas beneficiadas pelo programa "Renda Melhor". Neste centro, serão promovidas aulas de conscientização ambiental em relação à destinação dos resíduos eletroeletrônicos.

O programa também prevê a instalação de "Naves do Conhecimento" e a criação de plataformas urbanas digitais, que serão espaços para a realização de atividades educativas, culturais e promoção da cidadania mediadas por tecnologias digitais. Uma destas plataformas deverá funcionar no Módulo de Ação Comunitária (Maquinho), na Boa Viagem.


Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.