terça-feira, 23 de julho de 2013

Prefeito de Niterói e Arcebispo de Barcelona abrem exposição sobre Gaudí no MAC


O prefeito Rodrigo Neves participou na noite de ontem da abertura da exposição “Antoni Gaudi and the Days of Creation” no MAC. Criada especialmente para a Jornada Mundial da Juventude, a mostra traz um recorte sobre a vida do arquiteto espanhol e devoto cristão Antonio Gaudi. O evento contou com a presença do cardeal arcebispo de Barcelona, Lluís Martínez Sistach. Foto: Maurício Gil
Fonte: Coluna Informe. Jornal O Fluminense 

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o vice-prefeito, Axel Grael, ao lado do Arcebispo de Barcelona, Cardeal Luís Martínez Sistach e do Vigário da Paróquia de São Judas Tadeus, Carmine Pascale, participaram, na noite de ontem (22.07), da solenidade de abertura da exposição “Antoni Gaudí and the Days of Creation”, no Museu de Arte contemporânea de Niterói – MAC, onde foram recebidos por jovens voluntários da Jornada Mundial da Juventude – JMJ de diversas nacionalidades. A mostra faz parte das atividades da JMJ em Niterói. 

Antes de inaugurar a exposição, o prefeito Rodrigo Neves fez questão de agradecer o empenho de todos os organizadores da JMJ em Niterói, saudou a presença do Arcebispo de Barcelona no município e exaltou a escolha do MAC para receber e exposição do arquiteto espanhol Antoni Gaudí.

“Temos o privilégio de ser a segunda cidade do mundo com mais obras do Oscar Niemeyer e o MAC é um orgulho para Niterói e para o Brasil”, disse o prefeito. “Essa exposição promove o encontro de dois gênios, Niemeyer e Gaudí”, ressaltou. 

Rodrigo falou também sobre sua passagem pela edição da JMJ 2011, em Madri. “Fiquei impressionado com a organização de lá e vamos repetir a fórmula aqui. Por ser a cidade mais próxima do Rio, Niterói está recebendo milhares de jovens e programamos, junto ao Comitê Organizador da JMJ, diversas atividades aqui no município”, destacou Neves.

O prefeito, que horas antes esteve com o Papa Francisco, no Palácio Guanabara, enalteceu a simplicidade do pontífice e descontraiu os presentes ao afirmar “que se o Papa é argentino, Deus é brasileiro”.

O Vigário Geral da Paróquia de São Judas Tadeu, de Icaraí, Carmine Pascale, que estava representando o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, destacou a presença de jovens de diferentes regiões e nações em Niterói. “A juventude torna a cidade mais viva, principalmente este lugar tão belo, que nos faz saudar a criação de Deus”, disse. Pascale lembrou ainda que a Igreja sempre esteve unida a arte e a cultura, afirmando que essa união se repetia com a exposição sobre Gaudí no MAC.

Já o Cardeal Luís Martínez Sistach agradeceu o grande apoio da Prefeitura de Niterói para a realização da JMJ no município e principalmente para a exposição sobre Gaudí. “Essa é uma mostra muito importante sobre um grande arquiteto espanhol, Gaudí, que unia arte, arquitetura e simbologia, baseado em três pilares, na natureza, na Bíblia e na liturgia”, destacou o Cardeal. “Gaudí entendia Deus como criador e o artista, com seu trabalho, como o colaborador mais eficaz do criador. Essa exposição não poderia estar num lugar melhor que esse belíssimo museu, criado por Niemeyer”, finalizou Sistach. 

Em seguida, o Prefeito e o Cardeal foram convidados a cortar a fita, inaugurando a exposição, que ocupa uma área de 700 m2 da varanda do MAC, e fica em cartaz até domingo, dia 28 de julho de 2013. Voluntários da Jornada Mundial da Juventude serão responsáveis pela monitoria da mostra.

Participaram, também, da cerimônia: o presidente da Fundação de Arte de Niterói-FAN, André Diniz; o subsecretário de planejamento Cultural, Kiko Albuquerque; o Secretário de Governo, Rivo Gianini; o presidente da Neltur, Paulo Freitas; o diretor executivo do Caminho Niemeyer, Marcos Gomes; o coordenador da Comissão Especial da JMJ em Niterói, Paulo Cunha; além do diretor do MAC, Luís Guilherme Vergara, da curadora da mostra, Chiara Curti; entre outras autoridades do município, do Comitê Organizador Local da JMJ 2013 e da Associação de Amigos de Gaudí.

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.