quarta-feira, 3 de julho de 2013

Prefeitura de Niterói firma com Ministério do Turismo e Sebrae importantes parcerias na área do turismo


Foto Janaina Gouveia. PMN


A Prefeitura de Niterói assinou nesta quarta-feira (3/7) com o Ministério do Turismo um acordo de cooperação técnico para a execução na cidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego visando à Copa do Mundo de 2014 (Pronatec Copa).

No mesmo evento, realizado no Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, e que contou com as presenças do prefeito Rodrigo Neves e do secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, a municipalidade firmou acordo com o Sebrae para a implantação em Niterói do Projeto
Desenvolvimento do Turismo no Roteiro Integrado Rio Serra Mar.

O secretário Ronald Ázaro aproveitou para anunciar que Niterói deverá receber, em novembro, a edição do Salão Estadual de Turismo e do Brite (Brazil International Tourism Exchange), que é uma grande feira na área do turismo que recebe diversos operadores do segmento, não só de todo Brasil, como também internacionais. Para Rodrigo Neves, o evento será um grande marco para a cidade.

Pronatec

O programa Pronatec Copa vai promover a capacitação profissional no âmbito do setor de turismo visando à Copa 2014. Serão promovidos 21 cursos, entre eles de agentes de informações turísticas, atendente de lanchonete, camareira em meios de hospedagem, cerimonialista, recepcionista de eventos, sushiman, codutor de turismo de aventura, bartender e sommelier.
 
Os participantes receberão auxílio estudantil, com alimentação e transporte. Cerca de 300 pessoas já foram pré-matriculadas e duas turmas, com 45 alunos, foram formadas para os cursos de recepcionistas em meios de hospedagem e organizador de eventos.

Roteiro Rio Serra Mar

Já o Projeto Rio Serra Mar é destinado às microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores da cadeia produtiva do turismo ligados direta e indiretamente ao setor de serviços, no entorno da estrada Serra Mar (RJ-142) e região metropolitana, incluindo Niterói. Outros municípios fluminenses estão envolvidos como Casimiro de Abreu, Armação de Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Macaé, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Foto Janaina Gouveia. PMN.

Entre os objetivos do programa estão a geração de novas oportunidades de trabalho e renda de forma sustentável e inovadora, aumentar o fluxo de permanência dos turistas regiões metropolitana, serrana e litorânea do Estado, além de aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas destas regiões.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou outras parcerias que a administração municipal construiu para desenvolver o turismo na cidade. Uma delas foi o acordo com a Prefeitura do Rio que possibilitou a divulgação de Niterói no trade turístico da capital fluminense, principalmente o Caminho Niemeyer e os fortes.

Rodrigo Neves citou também a elaboração do Plano Niterói para as Olimpíadas de 2016, que foi apresentado ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e ao ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e que já garantiu a cidade receber delegações internacionais para os Jogos.

O prefeito falou ainda sobre os investimentos no Caminho Niemeyer que, em seu governo, ganhou um CAT (Centro de Atendimento ao Turista), teve a inauguração do Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense e está sendo integrado ao Terminal Rodoviário João Goulart. Segundo ele, o local, nos primeiros cinco meses de 2013, já recebeu mais visitas do que nos últimos cinco anos.
"O Caminho Niemeyer ficou anos absolutamente escondidos. A entrada era uma vergonha, uma porteira de madeira. A guarita era uma choupana. Com o projeto de revitalização do centro, vamos internacionalizar o Caminho Niemeyer", afirmou.

Rodrigo Neves também destacou a parceria com o Sebrae, principalmente sobre o programa de incentivo ao microempreendedor. Segundo ele, só este ano, já foram regularizados mais microempreendedores do que nos últimos cinco anos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.